Patrícia Zanlorenci (*)
Ter um bom acesso ao mercado de investimentos e uma base de leads qualificados é crucial no funil de vendas e pode definir o sucesso e até a capacidade de sobrevivência de uma startup.
O universo das startups vem se consolidando a cada ano e ganhando mais espaço no mercado por meio de sua capacidade de revolucionar diferentes modelos de negócios. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), de 2015 a 2019, o número de novas empresas triplicou no país, passando de 4.151 a 12.727: um crescimento de 207%.
Para tirar uma ideia do papel e impulsionar o negócio, os empreendedores precisam buscar por recursos que vão além do aporte financeiro. Além do dinheiro, para desenvolver uma solução é preciso contar com uma rede de pessoas experientes em inovação, tecnologia, marketing e que saibam como conduzir o crescimento de novas empreitadas. Essa é uma das principais vantagens de fazer parte de uma venture builder.
Conhecidas como fábricas de startups, as CVBs atuam sistematicamente no desenvolvimento de outras empresas, aportando seus próprios recursos. Com a sintonia afinada entre as partes envolvidas, há registros de startups que alcançaram 100 mil leads em apenas um dia, aumentando seu valor de mercado e passando com sucesso pelo estágio de break-even.
É importante lembrar que a conversão de leads em clientes – que é o objetivo final – é um processo contínuo e exige paciência, consistência e adaptação. Mas é possível adotar algumas estratégias em busca de acelerar essa trajetória.
Veja aqui cinco dicas para impulsionar os leads de sua startup:
- Nutrição do contato
Estratégias de nutrição de leads por meio do marketing automatizado pode ser a chave para otimizar a comunicação da sua marca. Envie conteúdo relevante e personalizado ao longo do tempo, por meio de e-mails, newsletters, webinars, e-Books ou outros recursos. Essa continuidade na interação ajuda a educar os leads, aprofundar o relacionamento e mantê-los engajados até estarem prontos para se tornarem clientes. - Personalização
Adapte sua comunicação de acordo com as características e interesses do seu público-alvo. Utilize as informações que possui para criar mensagens personalizadas e direcionadas. Isso pode incluir referências a interações anteriores, conteúdo específico do setor ou recomendações com base nas necessidades identificadas. - Ofertas e promoções especiais
Ofertas e promoções especiais sempre foram grandes incentivadores e ainda criam um senso de urgência ao tomar uma ação rápida para aproveitar os benefícios. As ações podem incluir descontos exclusivos, avaliações gratuitas, brindes ou serviços extras. - Prova social
Credibilidade é tudo, independente do segmento de negócio. Utilize depoimentos, estudos de caso e referências de clientes satisfeitos para construir confiança e comprovar a qualidade do seu produto ou serviço. As pessoas tendem a confiar mais nas recomendações de outras pessoas do que nas mensagens de marketing direto. Portanto, destaque os sucessos e resultados alcançados por seus clientes para ajudar a influenciar a decisão dos leads. - Parceiros estratégicos
Contar com apoio de parceiros estratégicos faz toda a diferença na busca de leads. As venture builders são empresas que apoiam as startups em diversos setores, inclusive na conexão com os principais players de mercado e com seus bancos infindáveis de leads qualificados.
(*) É CEO da Vellore Ventures, braço de inovação do Grupo Vellore.