Nos últimos meses a demanda por tecnologias baseadas em soluções que detectam simultaneamente a temperatura de várias pessoas, direcionando a aferição mais precisa apenas para indivíduos que apresentarem temperatura elevada cresceu consideravelmente. Mais recentemente, câmeras com softwares de reconhecimento facial que identificam por meio de inteligência artificial o uso de máscaras ganharam destaque para contenção da pandemia.
Isto porque, utilizar este equipamento de proteção se tornou obrigatório em lugares públicos e privados e o não uso pode acarretar em multas aos estabelecimentos. Segundo a empresa de pesquisa MarketsandMarkets, estima-se que até 2021, o mercado de reconhecimento de imagem chegue a R$ 38,92 bilhões de dólares. Com soluções diferenciadas e completas, empresas especializadas em segurança eletrônica estão se reinventando para suprir este novo normal que anceia por estabelecimentos covidfree.
É o caso da Dealer Shop, Distribuidora de Soluções em Projetos e Produtos de Segurança Eletrônica que investiu 40% a mais para incluir em seu portfólio câmeras que utilizam inteligência artificial para o reconhecimento do uso de máscaras faciais ou aglomeração de pessoas que não respeitem o distanciamento social. Como diferencial, a empresa é a primeira do setor a dispor de um Centro de Experiências inovador dedicado aos clientes para que possam testar estas novas soluções tecnológicas, a partir de cenários que simulam de forma prática seus estabelecimentos.
O surgimento desses analíticos de vídeos só foi possível a partir da evolução dos algoritmos de visão computacional e inteligência artificial que permitiram um aprendizado constante e, por consequência, o aprimoramento dos índices de detecção, ou seja, com o passar do tempo o software aprende que as máscaras possuem tamanhos, formatos, texturas e cores diferentes e a partir desse aprendizado profundo, consegue inclusive saber se a máscara está sendo utilizada corretamente ou apenas pendurada no pescoço. Os resultados do investimento da Dealer já são positivos; a distribuidora identificou um crescimento de 70% nas consultas sobre as tecnologias de reconhecimento facial e uso de máscaras.
O Diretor Comercial, Rubens Branchini, contou que os clientes mais interessados são do comércio de varejo. “A segurança é e será imprescindível para a reabertura dos negócios, por isso, seguimos atentos no mercado disponibilizando o que há de mais atual em tecnologia para promoção de espaços covid-free”, afirma o executivo da empresa. Em 2019 a empresa fez altos investimentos exclusivamente para seu negócio de Security, incluindo novos sistemas internos que levaram mais assertividade e segurança às suas operações. Fonte:(https://dealershop.com.br).