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8 Dicas para quem quer reformar o ponto comercial

em Mais
sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Victor Henrique Duque Castilho de Moraes (*)

Reformar um ponto comercial é um investimento importante em seu negócio, porque ele é capaz de atrair consumidores é nesse que você recebe seus clientes. Então, tem que causar uma boa impressão. Porém reformar esse ambiente requer bastante planejamento para que o resultado saia como esperado e seja de qualidade. Pensado nisso, listamos aqui 8 dicas para você reformar seu ponto comercial e obter um ótimo resultado.

Descubra quais são as normas para pontos comerciai: Os pontos comerciais sempre devem seguir certas normas da Prefeitura para obterem o alvará de funcionamento. Algumas cidades, por exemplo, são preciso garantir a acessibilidade no local e respeitar de ocupação das calçadas. Sendo assim, antes de fazer o projeto da sua reforma, você deve verificar o que é permitido e o que não é nos pontos comerciais de seu município. Dessa forma terá a certeza de que sua empresa continuará funcionando de acordo com a lei. Dependendo do campo de atuação do negócio, podem haver regras municipais, estaduais ou federais especificas para ele. Então, lembre-se de conferir se existem normas voltadas para o ramo de sua empresa para considerá-las em seu projeto. Além disso, se o seu ponto for alugado ou em um prédio comercial, você também deve falar com o proprietário para descobrir o que pode ou não ser feito no seu espaço.

Pense no desempenho do negócio para programa reforma: Fechar a empresa para fazer a reforma nem sempre é uma opção viável. Nesse caso, é preciso pensar bem no desempenho do negócio durante o ano para decidir qual é a melhor época para fazer as mudanças no ambiente. Se você não puder fechar a sua empresa, por exemplo, análise em qual época do ano ela tem menos vendas. Esse é o melhor momento para fazer a reforma, porque o local fica mais vazio. Dessa maneira, os clientes não atrapalharão tanto os profissionais da obra e a desorganização causada pela reforma não perturbará muito os consumidores. Ainda, ao fazer as manutenções em uma época mais tranquila, você consegue acompanhar mais de perto a reforma. Já se preferir e for possível fechar o local durante a reforma, você também pode optar por essa alternativa e fechá-lo em uma época mais tranquila.

Contrate bons profissionais: Após saber quais normas deve seguir em que época do ano deseja fazer a reforma, procure bons profissionais para criação e execução do projeto. Para encontrar profissionais adequados, pesquise opções em sua região e converse bastante com a equipe das empresas e com os profissionais que está considerando contatar. Se possível, pergunte para outros comerciantes se eles já fizeram reforma em seus pontos, com quem e o que acharam do trabalho realizado. Assim, você terá mais segurança na contratação e a certeza de que o resultado será de qualidade.

Defina um prazo realista: Reformas são atividades complexas, em que podem ocorrer imprevistos. Por isso, os atrasos são comuns nesse tipo de obra. Então, lembre-se de conversar muito com o responsável pela reforma para definir um prazo realista para finalização dela. Ou seja, um prazo que considere todas as etapas do serviço e possíveis imprevistos. Dessa maneira, você consegue planejar melhor a abertura de sua empresa ou seu retorno em capacidade total.

Faça uma iluminação de qualidade: Uma boa iluminação melhora a aparência do ambiente, consegue torná-lo mais aconchegante e até fazer com ele pareça mais amplo. Portanto, lembre-se de dar uma atenção extra à iluminação no projeto e de contratar um profissional experiente para fazer essas instalações em seu ponto comercial. Não se esqueça também de fazer manutenções nas instalações elétricas, e se necessário, já que são bastante utilizadas em estabelecimentos comerciais.

Garante um bom conforto acústico e térmico: Seus clientes precisam se sentir dentro de seu ponto comercial. Assim eles voltarão sem pensar duas vezes não seu negócio. Já se os consumidores não se sentirem confortáveis, podem criar uma resistência a voltar para sua empresa. Uma forma de garantir que eles se sentirão bem-recebidos é fornecer conforto acústico e térmico. Se você tem um restaurante e a temperatura do ambiente é gelada, por exemplo, os clientes podem passar frio enquanto comem. Alguns podem até voltar depois disso, mas se ficarem com frio novamente, talvez desistam de seu restaurante.

Imagine agora se você fosse em uma loja com poluição sonora e, por isso, tivesse dificuldade para conversar com atendentes ou seus acompanhantes. Você voltaria a visitá-la? Ao fornecer um bom conforto acústico e térmico, você ainda pode fazer com que as pessoas fiquem mais tempo em seu ponto comercial. E isso é muito positivo para suas vendas.

Deixe seu espaço mais funcional: Além de deixar o local mais atraente, a reforma de seu ponto é importante para torná-lo mais funcional. Para fazer as escolhas certas e otimizar seu espaço, pense bem a rotina do local e onde ficam localizados os banheiros, o escritório, o estoque e os provadores (dependendo do ramo de atuação de sua empresa. Depois converse com o arquiteto e o engenheiro responsáveis sobre essa rotina e a localização de pontos importantes. Juntos, vocês conseguirão encontrar formas de melhorar a segurança, a circulação de pessoas e do ar no ambiente.

Capriche na decoração: Por último, capriche na decoração do local. Ela é fundamental para atrair a atenção dos clientes e também ajuda a deixá-los mais confortáveis em seu negócio. Então, escolha os itens de ornamentação com cuidado e considere o estilo das pessoas que deseja encantar na hora de selecioná-los. Assim, será mais fácil atrair o público imaginado para sua empresa. Lembre-se ainda de escolher itens que sejam fáceis de limpar, para simplificar a manutenção do espaço. Fazer uma reforma em um ponto comercial não é uma tarefa simples, mas se você seguir essas dicas, facilitará a atividade e fará com que ela seja mais organizada, consequentemente, terá também um resultado mais satisfatório e positivo para seu negócio. Portanto anote essas dicas e não deixe de segui-la na reforma de seu espaço.

(*) CEO – Diretor Executivo – Engenheiro Civil e Empresário