Saiba aproveitar o real potencial do Dia do Cliente para se destacar em meio à enxurrada de promoções
Setembro de 2023 – De acordo com o relatório da All iN | Social Miner, o faturamento do varejo atingiu R$5,8 bilhões no Dia do Cliente, em 2022. Para este ano, a data, comemorada no dia 15 de setembro, promete ser uma edição memorável para as empresas. No Brasil, é muito comum que o comércio realize promoções durante a semana ou ao longo do mês inteiro, dando início à Semana do Cliente, utilizando de uma estratégia bastante similar à Black Friday.
Com isso, muitas marcas acabam se perdendo em suas campanhas de marketing de relacionamento, focadas em descontos e promoções. Para muitas, realizar promoções, dar um pequeno desconto ou frete grátis já bastam para atrair e fidelizar clientes. Contudo, com o consumidor cada vez mais exigente, é preciso se atualizar com as novas tendências de consumo e comportamento.
Para identificar quais são as estratégias essenciais para se destacar nesta importante data comercial, Cleison Dará, analista de marketing da Gofind, plataforma de IA da indústria que aumenta o fluxo de pessoas nas lojas que tem seus produtos, lista algumas dicas:
- Respeite o direito do consumidor
Certifique-se de que o Código de Defesa do Consumidor seja uma leitura obrigatória para a cultura organizacional da sua empresa, difundindo-a entre todos os colaboradores, parceiros e fornecedores. - Pratique a empatia
Entender o seu público é o primeiro passo para um bom atendimento, mas uma estratégia só é capaz de gerar os melhores resultados quando compreendemos que, mais do que observar as necessidades do público enquanto consumidores, é preciso captá-los e tratá-los como pessoas antes, durante e após o atendimento. - Conheça e utilize o melhor de cada canal
Canais digitais são cada dia mais assertivos para a definição de públicos específicos e possuem formas de mensuração de resultados mais acessíveis e em tempo real. Já canais tradicionais costumam ter uma abrangência maior, atingindo diversos tipos de público. Mesclar os dois canais pode ser uma boa ideia, mas tudo dependerá da verba e do objetivo a curto, médio e longo prazo. - Promova integração entre marketing e vendas
Nada pior do que fazer uma campanha certeira, que traga para a empresa diversos leads qualificados e engajados que acabam não sendo abordados pela sua equipe comercial, desvirtuando todos os conceitos de funil de vendas e jornada do consumidor. A sinergia entre estas duas áreas é indispensável para um planejamento bem executado que entregue resultados satisfatórios. - Esteja próximo do seu consumidor
Colocar o cliente no foco da sua estratégia mostrará o quanto a sua empresa se importa com a experiência do consumidor, aumentando a confiança depositada por ele nos seus produtos ou serviços e potencializando as suas chances de sucesso.