“Pode parecer precipitado, afinal estamos no meio do ano, mas agora é a hora de começar os preparativos para garantir vendas realmente boas no Natal”, explica Haroldo Matsumoto, que é especialista em marketing e gestão, além de diretor da Prosphera Educação Corporativa – consultoria multidisciplinar especializada na gestão de negócios.
Algumas medidas que podem ser tomadas agora vão ser decisivas para que varejistas e empresas em geral garantam vendas de Natal realmente bem-sucedidas. Uma delas tem relação com o planejamento para a data. “Esse é o momento ideal para começar a estruturar um bom plano, que contemple possíveis ações de marketing, parcerias com outras marcas,além de campanhas especiais para o final de ano.
Esse Natal deve trazer excelentes oportunidades para distribuidores e fabricantes nacionais, que se tornaram mais competitivos com o aumento dos impostos para produtos importados em compras até US$ 50. Isso significa que, na prática, os importados se tornaram 47% mais caros, abrindo oportunidades para as empresas brasileiras”, aponta Matsumoto, ao recomendar que seja definido um tema para a campanha de Natal.
Ele explica que é em torno desse tema que todas as ações e desdobramentos para a data festiva serão estruturados, tais como a definição de quais marcas podem ser parceiras e que tipos de ações podem ser realizadas para alavancagem de vendas, criação de comunicações inteligentes a serem usadas tanto no ponto de vendas quanto nas redes sociais, criação de ações promocionais e até um esboço de uma ação de premiação de clientes, como estímulo ao aumento do ticket médio da loja.
Outro ponto que vale ser trabalhado desde já é o treinamento do time de vendedores da empresa, sejam eles fixos ou temporários. No caso dos temporários, que só serão contratados por volta do mês de outubro ou novembro, é interessante deixar preparado um treinamento completo para o início das atividades.
Já no caso dos vendedores fixos, o consultor recomenda que as ações sejam iniciadas de forma adiantada. Esses profissionais precisam conhecer bem o mix de produtos disponível, saber explicar seu funcionamento e suas particularidades. Eles também devem estar preparados para receber os consumidores e atender as pessoas com qualidade para não perder oportunidades de vendas.
Além de todos esses aspectos, Matsumoto também instrui os gestores e empreendedores para uma avaliação completa do histórico de vendas feitas no Natal nos últimos anos e para uma análise dos produtos e serviços mais procurados nos últimos meses. Dessa maneira, segundo o consultor, é possível traçar uma média para definir qual será o investimento para a formação de um estoque adequado para atender à demanda no final do ano e não perder oportunidades importantes de engordar o caixa.
“Esse é um ponto extremamente importante, porque o varejista não pode perder a oportunidade de fazer boas vendas e atender ao consumidor de maneira adequada, mas não pode exagerar no pedido feito ao fornecedor e correr o risco de amargar um estoque enorme passada a data comemorativa”, finaliza Matsumoto. – Fonte e mais informações: (www.prosphera.com.br).