O WhatsApp é o principal meio de comunicação do nosso país, sendo utilizado por 95% da população todos os dias da semana, segundo o Panorama Mensageria no Brasil.
Por esse motivo, o WhatsApp Business também se tornou o “queridinho” das empresas para manter um relacionamento constante com os clientes, já que 81% dos consumidores se comunicam com as marcas por meio do aplicativo. Entretanto, muitos números vêm sendo derrubados por uso indevido da versão de negócios do WhatsApp, sobretudo de empresas que não conhecem todas as suas diretrizes.
“Quando uma marca sobrecarrega o Business ou o WhatsApp Web, a Meta, responsável pelo WhatsApp e outros canais de comunicação, enxerga essa movimentação e as trocas de mensagens como atividades suspeitas e, imediatamente, derruba essa conta”, explica Rafael Souza, CEO e cofundador da Ubots, empresa que cria tecnologia para aprimorar o relacionamento digital entre marcas e pessoas.
As maiores dores após o bloqueio do número envolvem a perda de vendas e de contatos valiosos, a insatisfação do cliente,o risco à segurança de dados e danos à imagem da corporação. Esses prejuízos nem sempre são de conhecimento das marcas que utilizam o WhatsApp Business para se relacionar com os seus clientes, como indica uma pesquisa da Poli Digital: 51% das empresas não sabem o que é a API oficial e como ela pode adequar as operações das marcas às diretrizes do app.
A forma mais segura de uma empresa operar no WhatsApp é através de uma API oficial, que a mantém em conformidade com as políticas da Meta e com as regulamentações de privacidade, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os Business Solution Providers (BSP), por sua vez, são essenciais nesse processo, pois fazem a ponte entre a API e a empresa, garantindo um uso adequado para evitar bloqueios indesejados.
Além disso, o WhatsApp Business Platform, plataforma oficial para empresas de médio e grande porte, permite a integração com outros softwares de gestão e automação. “Para os negócios, essa ferramenta é capaz de escalar, automatizar e gerenciar as interações de clientes de maneira eficaz, além de lidar com demandas complexas e mais seguras para empresas maiores, como o envio de comunicados em massa, a integração com sistemas internos e a personalização de mensagens automáticas”, pontua Souza.
A Ubots é Meta Business Partner, portanto, tem o apoio e o acesso a todas as informações da Meta para ajudar empresas que tenham seu número bloqueado. Com essa parceria significativa, a empresa já restabeleceu, em 48 horas, o número de WhatsApp da Sicoob São Miguel, que usava apenas a versão Business e teve seu número banido.
“Nós usávamos o aplicativo tradicional para fins comerciais, como enviar mensagens massificadas com ofertas, promoções e comunicados. Até que o nosso número simplesmente desapareceu. Ficamos no escuro, pois o WhatsApp era o nosso único meio de conexão com os cooperados e, nesse dia, perdemos todos os contatos.
Mas, de prontidão, a Ubots recuperou os números de todos os nossos associados e ainda criou uma mensagem personalizada para redirecioná-los para a sua plataforma”, relata Jaqueline Herrmann, gerente de agência do Sicoob São Miguel. – Fonte e outras infprmações: (www.ubots.com.br).