103 views 5 mins

Geração Z e a revolução no processo de aprendizado do ensino bilíngue

em Especial
quinta-feira, 07 de novembro de 2024

A Geração Z, composta por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como aprendem e interagem com o conhecimento, principalmente no aprendizado de uma segunda língua. Isso se dá porque essa geração cresceu em um ambiente rodeado de tecnologia e, consequentemente, tem uma forte familiaridade com dispositivos digitais, internet e redes sociais.

O que chama a atenção dos educadores para mudarem o estilo do ensino bilíngue, entendendo a necessidade de uma compreensão mais autêntica do inglês, algo que muitas vezes os métodos tradicionais de ensino deixam a desejar. Além disso, outro ponto importante a ser observado é que os podcasts se tornaram uma das formas mais populares de consumo de conteúdo nos últimos anos, permitindo que os ouvintes mergulhem em discussões profundas e interativas.

Nesse contexto, Carolina Moraes, vice-presidente de desenvolvimento de negócios do Jiveworld English, aplicativo voltado para brasileiros que desejam treinar a escuta em inglês, explica essa transformação digital e como a Geração Z está consumindo novos conteúdos e aprendizados. “A influência digital trouxe muitas novas formas de conteúdo e os podcasts são um exemplo perfeito de algo que muitos brasileiros amam. Talvez isso venha do nosso amor por contar e ouvir histórias, algo profundamente enraizado na cultura brasileira, é só olhar para o sucesso das novelas ao longo dos anos.

Nos podcasts, essa tradição ganha um novo formato, onde é possível treinar a escuta enquanto acompanhamos histórias reais e envolventes. Quando aprendemos por meio de histórias, o que ouvimos tende a ficar. O aprendizado se torna mais vivo e fácil de lembrar, além disso, focar apenas na escuta é uma prática essencial que muitos métodos de ensino acabam deixando de lado.

A verdade é que essa habilidade é a chave para superar a barreira que tantos brasileiros encontram depois de anos estudando inglês, mas que ainda têm dificuldade para entender a língua no dia a dia, no mundo real,” comenta Carolina. Nos últimos anos, o bilinguismo tem se tornado cada vez mais relevante no mundo, refletindo uma mudança na forma de encarar a educação. A crescente demanda por profissionais fluentes em inglês tem motivado instituições de ensino a adotar metodologias que integrem o inglês de maneira dinâmica e contextualizada ao mundo real e que reforcem a importância de novos métodos de aprendizado do inglês.

“Percebe-se que o interesse pelo bilinguismo no Brasil está em constante crescimento, e isso não é à toa. Aprender uma segunda língua traz muitos benefícios: melhora a concentração, ajuda a resolver problemas e, claro, abre portas no mercado de trabalho. Por isso, muitas escolas estão cada vez mais focadas em incluir o ensino de inglês de uma forma prática e conectada ao dia a dia dos alunos,” reforça a vice-presidente de desenvolvimento de negócios do Jiveworld English.

Outro aspecto importante é a busca por aprendizado personalizado. A Geração Z valoriza a autonomia e o controle de seu processo de aprendizagem, essa flexibilidade é fundamental para manter o engajamento e a motivação dos alunos. A Geração Z está aprendendo de maneira inovadora e moldando o futuro da educação, da tecnologia e do aprendizado em todos os ambientes.

Para essa geração, que valoriza métodos de ensino dinâmicos e conectados à realidade, essas inovações são especialmente importantes. E com o avanço da tecnologia, novas ferramentas de ensino de idiomas certamente vão continuar aparecendo, tornando o aprendizado cada vez mais envolvente e eficaz. – Fonte e mais informações: (https://app.jiveworld.com/welcome).