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Consumo de podcasts cresce a cada ano no Brasil

em Especial
sexta-feira, 25 de junho de 2021

Em ascensão desde 2018, a cada ano o número de ouvintes de podcast cresce no país, conquistando novos públicos, além do interesse das marcas.
Até meados de 2017, podcasts eram conhecidos, em grande parte, pela galera fã de tecnologia.

A partir de 2018, o formato caiu no encanto do público em geral e, muitas pessoas, além de ouvintes, tornaram-se também produtores destes programas de áudio gravados em formato digital. O sucesso desta mídia foi tão significativo que 2019 foi considerado o novo “ano do podcast”, no país.

Uma prova disso foi o investimento pesado que a Globo direcionou para o universo da Podosfera, agregando ao seu catálogo podcasts relacionados aos seus programas jornalísticos e atrações de entretenimento. Além disso, a marca também se aliou a produtores independentes para expandir a oferta do produto. A própria B9 fechou, recentemente, uma parceria inédita com o grupo para a distribuição dos episódios dos podcasts Braincast e Mamilos.

Conforme divulgou a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), após uma queda na audiência de podcasts, sentida por muitos produtores no início da pandemia, atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 34,6 milhões de ouvintes do formato. A pesquisa da ABPod também mostrou que o perfil do ouvinte brasileiro é dominado pelo gênero masculino, com média de idade de 28 anos. A maior parte deste público vive na região sudeste e 31% dele possui superior completo.

No entanto, embora o consumo de podcasts no país seja predominantemente masculino, a participação das mulheres vem aumentando gradativamente. Em 2019, o número que representava o público feminino era de 16%, já em 2019 este número subiu para 27%. Entre uma infinidade de interesses e preferências, os temas favoritos desta audiência são: Cultura Pop; Humor e Comédia; Ciência; História; e Política. E o Spotify é disparado a plataforma de streaming que os usuários mais utilizam, seguido pelo Podcast Addict, Google Podcasts e Apple Podcasts.

“O avanço da internet possibilitou muitas mudanças no consumo de conteúdo e produtos. Esta transformação tecnológica fez com que novas plataformas surgissem, que consumidores ganhassem mais voz e se tornassem mais exigentes, com isso, as marcas tiveram que se adaptar para agregar valor em suas campanhas de divulgação.

Neste mesmo contexto surgiu o podcast que, com sua proposta principal de produzir conteúdo, conquistou espaço na mídia, fazendo com que o formato chamasse a atenção das marcas que enxergaram nesses programas de áudio a oportunidade de divulgarem seus produtos, agregando valor junto aos seus públicos”, comenta Romeu Escanhoela, CEO da EscaEsco Comunicação, que realiza a produção e edição de podcasts, entre eles a do Segredos Políticos, que visa debater o cenário político brasileiro, além de soluções para o país. – Fonte e mais informações: (www.escaesco.com.br).