
O planejamento de ações e estratégias de marketing no varejo demandam tempo. Um dos principais recursos utilizados nessa programação é o uso de um calendário promocional para impulsionar as vendas em oportunidades sazonais. O Carnaval neste ano só será em março. Depois, ainda no primeiro semestre, vem Dia das Mães, em maio, e o Dia dos Namorados, no mês de junho.
Algumas companhias ainda não elaboram as suas estratégias pensando nas vantagens de trabalhar junto de datas comemorativas. Para mudar esse cenário, Paulo Moratore, diretor Comercial da Pricefy by Selbetti, empresa de referência que oferece tecnologia para fazer da comunicação na loja uma experiência transformadora, traz importantes dicas de como o varejista pode atrair o público-alvo e aumentar as vendas em períodos específicos.
Vencer a concorrência acirrada do mercado é um desafio. O surgimento de novas instituições exige planejamento, estruturação e organização para uma marca crescer. De acordo com Moratore, as empresas que organizam um calendário promocional e desenvolvem ações específicas para vendas pontuais conquistam a atenção do público, além de obter a possibilidade de oferecer um atendimento diferenciado e fidelizar o consumidor.
Diante da possibilidade de alcançar receitas mais eficientes em determinados períodos do ano, ele elaborou uma lista de dicas que ajudam as empresas na hora de buscar os resultados esperados. Confira:
1 – Crie promoções exclusivas nas datas comemorativas – Os descontos são um atrativo à parte para os clientes, oferecer preços diferenciados é uma ótima estratégia para alcançar o público-alvo, principalmente em datas comemorativas, onde a demanda é alta.
Os descontos podem ser determinados pela quantia de itens adquiridos, artigos relacionados às comemorações do período do ano, cupons disponibilizados no site ou redes sociais e, até mesmo, indicações de amigos e familiares.
2 – Entenda o comportamento do público-alvo – Embora seja uma questão de extrema importância para que uma empresa alcance os resultados esperados, durante a elaboração de uma campanha, muitas marcas não designam a atenção necessária para os estudos que analisam como os consumidores se comportam.
Descobrir quais fatores são significativos para os clientes, ações que mais atraem a sua atenção, épocas de maior procura por determinados produtos e necessidades que motivam uma compra, são apenas alguns dos principais itens que precisam ser compreendidos no comportamento do público.
Quando uma empresa é capaz de entender como os seus clientes se comportam e quais são as mensagens que os convencem a fazer uma compra, os resultados começam a aparecer. É preciso conhecer o público-alvo e elaborar estratégias que estejam de acordo com as necessidades e atendam suas expectativas, dentro e fora do ponto de venda.
3 – Defina o limite de cada ação – Delimitar o intervalo de duração de cada campanha é essencial para que aconteça um planejamento estruturado com datas para o início e fim do período no qual a empresa vai investir em determinada data comemorativa. É importante prestar atenção no comportamento dos consumidores para definir esses períodos, por exemplo, o calendário promocional de uma livraria que vende materiais escolares precisa começar no fim do ano e terminar depois do começo das aulas.
4 – Observe o calendário internacional – Existem datas comemorativas que são muito famosas ao redor do mundo, mas que não ganham tanta visibilidade no mercado brasileiro. Contudo, alguns consumidores estão começando a se interessar por essas comemorações e isso pode ser uma ótima oportunidade para explorar diferentes formas de venda.
Alguns exemplos são o Halloween e o Dia de Ação de Graças, comemorações extremamente famosas em países como os Estados Unidos, que começam a ganhar amplo espaço em algumas cidades do Brasil.
5 – Utilize as datas para aproximar-se do cliente – Além das promoções e vantagens oferecidas, as empresas também podem aproveitar as festividades para investir em uma comunicação mais próxima com seus clientes.
Marcas que aproveitam as informações de seus bancos de dados, como e-mails e telefones, devem utilizar ferramentas de automação para enviar mensagens de boas festas no fim do ano e, até mesmo, personalizar o contato desejando parabéns aos aniversariantes.
Essas ações demonstram ao cliente o quanto a empresa se preocupa com o seu bem-estar, aproximando o relacionamento e ganhando a sua confiança. – Fonte e mais informações: (www.pricefy.com.br).