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Ciência de dados melhora a performance das empresas

em Especial
quinta-feira, 22 de abril de 2021

Conhecida por englobar o estudo de áreas como matemática, programação e estatísticas, a Ciência de Dados ( ou Data Science, em inglês), é uma metodologia da chamada Indústria 4.0 capaz de avaliar e fornecer informações valiosas para que empresas possam tomar as melhores decisões para os seus modelos de negócios.

Por meio da Inteligência Artificial para análise preditiva, por exemplo, as companhias conseguem se antecipar a possíveis problemas e descobrir novas ferramentas para realizar um trabalho mais assertivo e personalizado. Segundo estudos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o uso dessas tecnologias pode gerar uma economia anual de R$ 35 bilhões com manutenção de equipamentos e R$ 31 bilhões em ganhos de eficiência.

Com a necessidade de otimizar recursos como tempo e dinheiro e disponibilizar um serviço cada vez mais assertivo aos seus clientes, a FindUP , companhia de Field Services, é um bom exemplo de como a integração e a análise de dados pode ser um braço direito de empreendedores de diversos segmentos. Para isso, a startup criou a Inteligência Artificial Morpheus, que trabalha a partir de quatro pilares: predição de abandono, recomendações de técnicos, propostas de solução e predição de atendimentos.

“Além de saber quais são as dores dos nossos clientes, é preciso entender o que podemos fazer para ir além e oferecer algo diferenciado e que realmente auxilie os parceiros nas tomadas de decisão. E foi pensando nisso que nós desenvolvemos o Morpheus, a Inteligência Artificial da FindUP. Muito mais do que saber interpretar os dados, temos que mostrar aos clientes como eles podem ajudar na prática, aproveitando ao máximo os recursos disponíveis e garantindo o melhor custo benefício para as empresas”, afirma Fábio Freire, CEO da startup.

Dentre as possibilidades que a análise preditiva pode trazer às empresas, questões como combate a fraudes, novas estratégias de marketing e eficiência dos serviços e produtos podem ser avaliadas e implementadas. No caso do Morpheus, por exemplo, a partir da avaliação de históricos de abandono dos técnicos, avaliações de score, dia da semana, horário e até mesmo previsão do tempo, a ferramenta é capaz de ranquear e avaliar se existe ou não a probabilidade de um chamado ser cancelado pelo profissional encaminhado.

Já para a recomendação de profissionais, com o estudo dos dados, a Inteligência Artificial identifica o tipo de demanda, data, horário e geolocalização para indicar os profissionais que estão mais em linha com a solicitação do cliente, garantindo um atendimento personalizado, rápido e ainda mais efetivo.

Além disso, com a análise preditiva, a FindUP também tem sido capaz de disponibilizar propostas de soluções para as demandas que os técnicos recebem, a partir da análise do escopo do chamado atual e o cruzamento de dados e comparações com serviços similares realizados anteriormente. Com isso, a empresa fornece insumos aos técnicos para buscarem as alternativas que mais se encaixam com o chamado, o que tem otimizado tempo e recursos gastos tanto para os profissionais quanto para os clientes.

Já no quarto e último pilar, o da predição de chamados, o Morpheus utiliza a geolocalização, análises de escopo e ferramentas de meteorologia para antecipar possíveis chamados. A partir daí, a tecnologia verifica se houve um aumento no índice de chamados em uma determinada filial da empresa, quedas de energia provenientes de tempestades e até mesmo chamadas e problemas em regiões próximas.

Depois, o cliente recebe uma mensagem afirmando que existe a possibilidade de ter que abrir um chamado e o porquê, e encaminha uma validação para que a pessoa responsável autorize ou não a ida do técnico ao local. Em casos específicos, é possível que o próprio robô entenda a urgência do caso e direcione um profissional proativamente.

“Pautar os serviços com base nas informações coletadas e analisadas diariamente tem sido o grande diferencial do nosso trabalho em conjunto com nossos clientes. Isso porque cada um deles possui um padrão de consumo e demandas específicas e, fornecer algo personalizado e preditivo, tem auxiliado cada um deles a terem um modelo de trabalho mais econômico, sustentável e fluido”, finaliza Fábio. – Fonte e mais informações: (www.findup.com.br).