Autoconhecimento é o processo de compreensão profunda de si mesmo, que pode envolver a consciência dos próprios pensamentos, emoções, valores, motivações, pontos fortes, fraquezas e comportamentos. Mais de algo a ser tratado em terapia, o autoconhecimento é peça-chave para conseguir sucesso no trabalho, especialmente para quem está em posição de liderança.
De acordo com Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia, é apenas através do autoconhecimento que alguém pode se entender melhor, identificar desejos e objetivos, e tomar decisões mais alinhadas com sua verdadeira identidade.
“Na loucura do dia a dia, é mais fácil deixarmos as situações passarem do que pararmos para refletir como funcionamos diante delas. E precisamos lidar com emoções, pressões e incertezas”, explica, ao sugerir três ações para que líderes passem a investir mais em autoconhecimento com o objetivo de melhorar a liderança. Confira:
- – Auto Reflexão – A orientação é simplesmente parar, meditar, ficar em silêncio, fazer terapia, refletir sobre si mesmo. Pense naquilo que gosta, onde quer chegar, o que te deixa feliz ou triste, o que poderia ter feito melhor. Às vezes, na correria do dia a dia, refletimos mais sobre o outro do que sobre nós.
O que podemos fazer para sermos mais felizes? A executiva também sugere o uso de um diário para o líder anotar os acontecimentos e a forma como reagiu a eles. Nós vamos mudando ao longo dos anos por conta da idade e das experiências por que passamos. Faz parte, inclusive, da saúde mental entender como funcionamos e o que precisamos melhorar.
- – Buscar feedbacks – Muitas vezes, a liderança é solitária e pode ser difícil encontrar suporte, mas é preciso olhar para os lados para observar quem seriam potenciais ferramentas para um bom feedback. É preciso ter cuidado para saber a quem pedir, mas até familiares e funcionários podem nos ajudar a entender melhor nossas ações.
- – Praticar autoconsciência emocional – O que faz você ficar nervoso? Quais são os gatilhos que despertam determinada reação em você? Será que daria para agir de forma mais consciente e mais leve numa próxima vez? Segundo a executiva, praticar autoconsciência sobre as próprias ações é fundamental para tentar fazer melhor em uma próxima situação difícil.
Precisamos avaliar nossas próximas atitudes para que possamos melhorar nossa forma de agir constantemente. É assim que conseguiremos exercer uma liderança mais assertiva também. Mais informações: (@soucarlamartins)