Dieter Fritsch (*)
Nos últimos meses, o noticiário apresentou diversos casos de ataques hackers a sistemas e sites de grandes empresas.
Os pequenos e médios empreendedores que possuem uma loja virtual também devem ficar atentos à segurança para não sofrerem nenhum tipo de golpe, o que pode prejudicar a sua reputação diante dos clientes. Em um e-commerce, o roubo de informações é um caso muito grave. Os cibercriminosos podem roubar dados dos consumidores como número de cartão, nome completo e CPF.
Essas informações podem ser utilizadas indevidamente, além de causar uma série de danos aos clientes. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) prevê que as empresas devem zelar pela segurança de dados dos seus clientes. Se isso não acontecer, estão sujeitas a uma multa de 2% do faturamento, que pode chegar até R$ 50 milhões por infração para empresas maiores.
O que é possível fazer para deixar a sua loja virtual mais segura? O Certificado SSL é aquele cadeado que aparece na barra de endereço do site, que é uma criptografia digital e um dos itens de segurança no e-commerce. O selo de segurança é uma tecnologia utilizada para monitorar e cuidar do e-commerce, e torná-lo mais seguro. Os selos mais famosos são o Site Blindado e a Loja Protegida.
O lojista também pode escolher armazenar apenas os dados dos clientes que são necessários para efetuar a transação. Desta maneira, o risco de sofrer ataques e informações importantes vazarem, é menor. Também é essencial efetuar um backup do seu site para conseguir recuperar todos seus dados e reconfigurar a sua página, caso sofra um ataque cibernético.
A obrigatoriedade da criação de senhas fortes pelos clientes também é uma maneira de minimizar problemas. Neste caso, o consumidor deve cadastrar uma senha com um número específico de caracteres, letras, números e caracteres especiais. Para manter a competitividade da sua loja virtual e fidelizar os seus clientes, é essencial investir em segurança digital.
Além de prevenir ataques hackers, o seu negócio também ficará mais seguro, reduzindo assim as chances de maiores contratempos com essas questões.
O final do ano é um período em que ocorre aumento no número de compras realizadas pela internet.
Por isso, verifique se o seu e-commerce está seguro para não ficar vulnerável a enfrentar esses problemas de segurança. Lembre-se de zelar pelo nome da sua marca!
(*) – Com mais de 10 anos de experiência no mercado digital, é COO e cofundador da Dooca Commerce