230 views 2 mins

Existe uma fórmula para o engajamento?

em Espaço empresarial
terça-feira, 13 de setembro de 2022

Branca Barão (*)

O Instagram é desafiador. Todo dia, tem alguém dizendo que existe uma fórmula mágica para ganhar seguidores. Mas, no fim das contas, o engajamento não pode ser comprado, ele precisa ser conquistado. Por isso, o recrutamento e a seleção são sempre um processo de mão dupla. Nesse contexto, a empresa quer conquistar aquele talento que vai entender esse processo de forma orgânica para a sua equipe.

Por outro lado, o candidato quer conquistar aquela vaga que promete mundos e fundos naquela empresa. Pronto, deu Match! A verdade é que esse é um processo que respeita as mesmas fases de uma conquista amorosa:

  1. – Atração – “Hum… Olha que beleza! Parece interessante!”
  2. – Interesse – “Realmente é interessante!”
  3. – Paixão – “Quero me envolver!”
  4. – E só então, o amor acontece. – “Escolho dar o melhor de mim, pertencer, eternizar”.

O amor, nesse caso, aparece como sinônimo de Compromisso. Só para o nosso acrônimo ficar mais bonito, apresento-lhes a AIPA: a tão sonhada fórmula do engajamento. Desse jeitinho mesmo, uma coisa após a outra e necessariamente nessa ordem. Numa relação amorosa, logo após o AIPA, vem a realização dos sonhos: casamento, casa própria, filhos, viagens.

Numa relação corporativa, também: 40% menos faltas, 50% menos acidentes de trabalho, 60% menos turnover, clientes mais satisfeitos, maior produtividade, mais vendas e mais lucro. Casar por dinheiro já foi mais comum. Até mesmo chegou a ser considerado normal! Trabalhar só por ele, também. Mas, como diria Roberto Freire: “sem tesão não tem solução!”. Quando o assunto é trabalho: sem tesão, não tem engajamento! – Fonte e mais informações: (www.brancabarao.com.br).