Tem sido cada vez mais desafiante para as empresas terem líderes capacitados e que façam com que a equipe esteja sempre disposta, empenhada e proativa. Muitas vezes, todas essas importantes características para quem quer se destacar no mercado de trabalho são moldadas com mais facilidade quando o colaborador encontra bons exemplos nos cargos de chefia.
Por isso, é importante que o CEO da empresa esteja sempre atento ao que está acontecendo na companhia e seja um líder ativo. De acordo com a headhunter e professora do ISAE Escola de Negócios, Cristiane Ribas, o CEO é o responsável pela gestão direta de todas as áreas uma empresa.
‘‘Esse é o executivo de mais alto escalão, cujas responsabilidades principais incluem tomar grandes decisões corporativas, gerenciar as operações gerais e os recursos de uma empresa, atuando como o principal ponto de comunicação entre o conselho de administração ou diretorias, as operações corporativas e representá-la publicamente’’, afirma a especialista.
Ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, o CEO não precisa ser o dono da companhia. ‘‘Na empresa familiar, usualmente o cargo é ocupado pelo dono, o fundador, ou alguém da família. Já em empresas de gestão multinacional, é comum se buscar um profissional de mercado com experiência consolidada em empresas de porte similar, ou em seu segmento de atuação’’, destaca Cristiane, para quem há alguns requisitos para ser um CEO.
‘‘Em um planejamento de carreira estruturado e efetivo, o preparo de um profissional para alcançar o cargo de maior importância em uma empresa vem desde cedo, desde a escolha da profissão’’, diz. ‘‘Alguns cursos são essenciais para o aprendizado da profissão, alguns deles são o de administração, gestão financeira e direito. Além disso, é preciso que esse futuro CEO tenha características como liderança, inteligência emocional, comunicação, visão sistêmica, mentalidade de crescimento, flexibilidade e visão de futuro’’, afirma.
A especialista também deu algumas dicas práticas que podem ajudar um profissional a crescer na carreira e atingir o objetivo de liderar uma empresa. ‘‘Focar sua atenção no que é importante para a empresa: seu produto, mercado, setor, concorrência. Fazer sempre a pergunta a si mesmo também é importante ‘conhecendo o mercado de atuação, como posso agregar mais valor para a empresa?’’’, destaca, Cristiane.
‘‘Outros passos importantes são: criar e cultivar uma cultura corporativa; ajudar a quebrar obstáculos que impeçam o crescimento dos outros; delegar funções; e comunicar-se’’, completa. – Fonte: (www.pmaisg.com.br).