Felipe Rodrigues (*)
É inegável, as ferramentas para trocas de mensagens, como o Whatsapp, por exemplo, ganham um espaço cada vez mais relevante não só no cotidiano das pessoas, como se tornam meios estratégicos para o estabelecimento de relações mais próximas entre as empresas e seu público-alvo.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, plataformas como o Whatsapp estão instaladas nos smartphones de 99% dos brasileiros. Justamente por isso, há um crescimento exponencial na adoção de estratégias por profissionais de marketing e de vendas que envolvam diretamente o app.
Aliás, por se tratar de um canal versátil, a ferramenta também oferece uma taxa de sucesso e de oportunidades bastante relevantes, visto que acaba por se tornar um meio para captação de leads, follow-up de vendas e pós-vendas. O fato é comprovado ao analisar a quantidade de empresas B2C que adotam a ferramenta para comunicação e vendas: a adesão é de aproximadamente 72% das companhias.
A realidade é que o whatsapp é estratégico para as empresas, especialmente, lojas online, que investem na automatização do marketing. Afinal, essas tecnologias otimizam o desenvolvimento das campanhas de marketing para o e-commerce e apresentam maneiras eficazes de auxiliar as lojas online no aumento do volume de vendas.
Um exemplo bem palpável aparece nos casos em que o cliente enche seu carrinho virtual, mas por algum motivo não conclui a compra. As ferramentas que promovem a recuperação de carrinhos abandonados costumam produzir resultados interessantes ao acionar o cliente por meio de um endereço de e-mail previamente cadastrado com incentivos para a conclusão da compra. Ao usar, porém, o whatsapp como meio para o estabelecimento desse contato, a eficácia costuma ser ainda mais interessante.
Há outras situações em que a automação do marketing pode – e deve – ser associada ao whatsapp para alcançar resultados expressivos. Essa aplicação é eficaz nos casos de clientes que sequer colocaram itens no carrinho de compras. Por meio do app de mensagens, torna-se possível iniciar uma jornada de automação do marketing em que os produtos já visualizados pelo cliente, em um fluxo de navegação anterior, passam a ser sugeridos ao consumidor.
O mesmo vale para ferramentas que geram gatilhos para compras e por aquelas que viabilizam a recompra de produtos de uso recorrente. Claro, todas essas ferramentas de automação do marketing para e-commerce funcionam muito bem quando associadas com outros canais de comunicação, tais como o e-mail, SMS e outros.
No entanto, quando essas soluções são empregadas de maneira estratégica e combinadas com a principal plataforma de troca de mensagens utilizada em diversos países e, especialmente, no Brasil, pode-se alcançar resultados extremamente interessantes, que chegam a um aumento de até 50% no volume de vendas da loja online, um resultado que não pode ser desprezado por nenhuma operação de vendas online em um universo tão competitivo como o que vivemos hoje.
(*) – Especialista em e-commerce, é fundador e CEO do Enviou (www.enviou.com.br)