Nas últimas nove edições da Black Friday, o setor supermercadista teve um crescimento relevante na data chegando em 2018 aos 2,6 bilhões de reais. Isto aliado à revolução tecnológica no varejo alimentar mudou a percepção dos empresários do setor com a data, inclusive nos canais físicos. Pesquisa da Apas (Associação Paulista de Supermercados) aponta que o setor acredita que os números devem girar em torno de 4,2% no aumento das vendas.
Apesar das vendas on-line ainda representarem apenas 2% do faturamento mensal do setor, a Apas acredita que os supermercadistas irão atrair o consumidor por meio de divulgação em redes sociais e desconto de preços das categorias, higiene pessoal, decoração, produtos de limpeza e bebidas alcoólicas. A Black Friday acontece no dia 29, mas a expectativa do aumento das vendas no ambiente on-line já é prevista para ocorrer durante todo mês de novembro.
“A Black Friday é muito forte no setor na categoria de bebidas alcoólicas por uma série de fatores como: parcerias com a indústria, o clima mais quente, proximidade com Natal e por ser a categoria que lançou o varejo alimentar a participar do evento”, explica o economista da APAS, Thiago Berka. O site de pesquisa Zoom tem uma visão mais otimista quanto a venda de alimentos e bebidas na data com uma projeção de 8%.
Os bons números de alta nas vendas vão ao encontro de uma pesquisa feita pelo Google em parceria com a Provokers que aponta que pela primeira vez, o número de compradores nas lojas físicas deverá se igualar ao do comércio eletrônico durante a Black Friday. Segundo esta pesquisa, a tendência será impulsionada, sobretudo pelo consumidor multicanal. O número de entrevistados que disseram que planejam comprar em ambos os canais saltou para 7% para 25% em 2019 (AI/APAS).