Para tornar o Natal uma data ainda mais especial, os sabores tradicionais dessa época do ano não podem faltar na mesa do brasileiro. É o que revela um estudo inédito da Smarket, marca da Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo. Segundo o levantamento realizado com base em mais de 50 varejos, produtos típicos da ceia natalina apresentaram elevado crescimento nas vendas entre 24 de novembro e 25 de dezembro de 2022 em relação ao ano anterior, tais como:
- Caixa de bombom – 69%
- Azeitona – 53%
- Refrigerante 2 litros – 52%
- Cerveja em lata – 48%
- Panetone – 47%
- Uva-passa – 26%
- Chester – 24%
- Peru – 13%
“Os números evidenciam a preferência dos consumidores no período e oferecem uma perspectiva sobre o que esperar neste fim de ano de 2023”, afirma Luiza Viegas Menegon Canonica, coordenadora Comercial da Smarket/Neogrid. “Observamos que, após a pandemia, as pessoas estão ávidas por recuperar o tempo perdido e retomar as tradições, como a celebração do Natal. Elas estão optando por alimentos e bebidas que remetem a momentos especiais que vivenciaram com amigos e familiares para criar novas memórias positivas e afetivas”, acrescenta a executiva.
De acordo com Luiza, os varejistas devem se preparar para atender às expectativas de compras dos consumidores, direcionando suas estratégias de estoque para esse leque de produtos e, assim, garantir que a demanda de seus clientes seja atendida. “Caso desejem melhorar a experiência do consumidor, os varejistas podem criar promoções para essas mercadorias, como descontos progressivos ou ofertas sazonais. Essas estratégias podem ajudar na fidelização dos clientes”, aconselha Luiza. Fonte: (https://neogrid.com).