39 views 29 secs

Vendas de fim de ano estimulam confiança do empresário do Comércio

em Economia
sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

As expectativas otimistas para as vendas da Black Friday e do Natal surtiram efeitos positivos sobre a confiança do empresariado varejista paulistano. Em novembro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) subiu pelo quarto mês seguido, atingindo 112,1 pontos, maior patamar desde fevereiro de 2023.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o indicador exibiu alta de 4,5%. O ICEC, produzido pela FecomercioSP, varia de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). O aumento da confiança está atrelado ao desempenho positivo das vendas nos últimos meses — reflexo do mercado de trabalho aquecido e das melhores condições de renda, além da sazonalidade positiva de fim de ano, melhor período para o setor.

No entanto, ainda que essa trajetória de alta siga até dezembro, o empresário deve se precaver quanto à inflação em alta, fator que deve fazer parte dos consumidores manter uma postura mais cautelosa na hora das compras. Os três componentes do ICEC também registraram aumento em comparação ao mês anterior. Fonte: Fecomercio-SP.