88 views 2 mins

Quase 10 mil empresas brasileiras exportam para os Estados Unidos

em Economia
terça-feira, 08 de outubro de 2024

Os Estados Unidos se consolidam como o principal destino de produtos industrializados brasileiros, com 9.553 empresas exportadoras em 2023, o maior número em 200 anos de relações entre os dois países. O estudo “Brasil-Estados Unidos: Um Comércio Exterior de Destaque”, realizado pela Secretaria de Comércio Exterior do MDIC e a Amcham Brasil, revela que empresas que exportam para os EUA pagam melhores salários e empregam mais mulheres.

Em 2023, as exportações de manufaturas brasileiras para os EUA atingiram US$ 29,9 bilhões, destacando-se como o principal mercado para produtos de alta tecnologia. Desde 2002, os Estados Unidos mantêm a liderança no ranking de países destino das exportações brasileiras em termos de número de empresas.

O único bloco econômico que supera os EUA nesse quesito é o Mercosul, devido ao livre-comércio estabelecido na região, que conta com 11.253 empresas exportadoras. Outras regiões analisadas no estudo incluem a União Europeia, com 8.496 empresas brasileiras exportando para lá, e a China, com 2.847.

O crescimento das exportações para os EUA é um fenômeno observado em todas as regiões do Brasil nos últimos cinco anos (2019 a 2023). O Centro-Oeste lidera com uma taxa de crescimento de 40,4%, seguido pelo Sul (22,4%), Sudeste (22,1%), Nordeste (21,3%) e Norte (9,5%).

“Importante destacar que os EUA se mantêm como o maior mercado para produtos brasileiros de alta tecnologia”, afirma Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do MDIC. Produtos como aeronaves, motores, equipamentos de telecomunicação, medicamentos e equipamentos médicos são os principais itens exportados nessa categoria (AI/Amcham).