O Departamento de Comércio dos Estados Unidos publicou sua última revisão do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre e informou que a economia cresceu 33,4% no período – um pouco acima da estimativa anterior, que era de 33,1%. O número divulgado ontem (22) mostra recuperação após o tombo histórico de 31,4% nos três meses anteriores (abril a junho), no pior resultado para um trimestre desde 1947.
No entanto, o dado ainda não foi suficiente para reagir às quedas nos seis primeiros meses e os Estados Unidos acumulam uma retração de 3,5% do PIB em 2020 na comparação com o ano de 2019. Na segunda-feira (21), o Congresso aprovou um segundo pacote de ajuda financeira, no valor de quase US$ 900 bilhões, que se soma ao anterior de mais de US$ 1 trilhão.
Especialistas ouvidos pela mídia norte-americana ainda apontam que a economia perdeu fôlego por conta da fortíssima segunda de casos e mortes por coronavírus Sars-CoV-2 e deve apresentar um quarto trimestre mais fraco do que as estimativas anteriores. Os EUA são os que mais registram contágios (mais de 18 milhões) e óbitos (319,4 mil) por Covid-19 no mundo (ANSA).