O crescimento da economia brasileira no primeiro semestre equivale às projeções mais otimistas do mercado, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, ao declarar que o Produto Interno Bruto deverá encerrar o ano com desempenho melhor que o previsto. “É claro que vamos crescer mais”, afirmou, ao não descartou um crescimento de até 3% do PIB em 2022.
Segundo o IBGE, o PIB cresceu 1,2% no segundo trimestre e 2,5% nos seis primeiros meses do ano. A atividade econômica está 3% acima do nível anterior à pandemia. Para Guedes, a economia continuará a gerar emprego e renda, pois os dados mostram que as projeções dos economistas estão erradas.
“Por que eles estão errando tanto essas previsões? Porque eles estão com o modelo antigo”, comentou. Segundo o ministro, somente uma reforma tributária poderá tornar permanente o reajuste do Auxílio Brasil. Ele disse que a eventual decretação de um estado de calamidade por causa do prolongamento da guerra na Ucrânia seria uma ideia, mas ressaltou que essa opção é temporária e não seria uma boa alternativa (ABr).