118 views 2 mins

Países árabes importam 1 milhão de toneladas de frango halal

em Economia
quarta-feira, 22 de julho de 2020

As exportações de frango halal foram positivas com 922,2 mil toneladas embarcadas. Foto: LN Comunicação

As exportações de frango continuam em alta. De acordo com a ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal – no primeiro semestre foram exportadas quase 1 milhão de toneladas de frango halal para os países árabes. “É um mercado promissor e precisamos estreitar cada vez mais as relações bilaterais, para que este mercado se desenvolva com todo o potencial disponível. O Brasil é um parceiro comercial respeitado quando o assunto é proteína animal. É importante manter nossa resiliência e continuar com controles sanitários rígidos, buscar e ampliar as oportunidades de negócio”, ressalta o CEO da Cdial Halal, Ali Saifi.

O halal está em tudo que o muçulmano consome, desde cosmético, fármaco, alimentos, entre outros. “Porém é importante ressaltar que a certificação não é destinada somente aos muçulmanos, mas para qualquer comunidade que queira um produto de qualidade com boas práticas de fabricação”, complementa Saifi. Os principais importadores do frango halal (em toneladas) foram a Arábia Saudita, Emirados Árabes, Kwait, Iemen e Catar.

O total de frango halal exportado pelo Brasil é responsável por em média 40% das exportações brasileiras de carne de frango (in natura e processados). Em junho, foram exportadas 152.123 t de frango halal, sendo 28.178 t para Arábia Saudita; 17.111 t para os Emirados Árabes e o terceiro maior importador foi o Egito com 13.378 t. A Cdial Halal – uma das maiores e importantes certificadoras halal do Brasil, é a única certificadora da América Latina acreditados pelos principais órgãos oficiais dos Emirados Árabes (EIAC) e do Golfo (GAC), o que confere seriedade e competência nos segmentos que atua. Fonte: ABPA.