A Solojet Aviação, do segmento de aviação executiva, registrou um aumento significativo na demanda por VTIs (Vistoria Técnica Inicial) em 2019 em comparação com o ano anterior. Os pedidos subiram 300%, o que significa que mais brasileiros estão importando aeronaves e precisam passar pelo processo de adaptação do modelo para que seja certificado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Nos últimos anos, com a crise econômica, o Brasil registrou um grande volume de aeronaves serem exportadas, ou seja, vendidas no mercado externo. Agora, com os primeiros sinais da retomada, parte destas aeronaves começa a retornar. O Brasil é dono da terceira maior frota de aeronaves executivas do mundo, 11.800 aeronaves, mas os dados recentes indicam retomada.
O país já foi o segundo, mas perdeu a posição para o México. De acordo com a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), o negócio de jatos executivos cresceu entre 6% e 7% no primeiro semestre de 2019, se comparado com o mesmo período do ano anterior (EgomAgency).