43 views 48 secs

Horizonte nublado na construção

em Economia
sexta-feira, 06 de dezembro de 2024

O PIB da indústria da construção cresceu 4,1 %, no acumulado dos três trimestres deste ano até setembro. Na comparação com o terceiro trimestre de 2023, o PIB do setor cresceu 5,7%. Com base nestes dados divulgados pelo IBGE, o SindusCon-SP e o FGV Ibre elevaram sua estimativa de crescimento do PIB da construção em 2024, de 3%, para expressivos 4,4%.

Boa parte deste crescimento deveu-se ao aumento da atividade do segmento formal da construção. De janeiro até outubro, as construtoras haviam gerado mais de 230 mil novos empregos com carteira assinada, atendendo a demanda por milhares de obras de edificações e de infraestrutura.

A dúvida é se o nível de investimentos no setor se manterá depois das incertezas que se abriram após o anúncio do corte de gastos. O governo federal promete que não faltarão recursos para o financiamento da habitação, e elevou o orçamento do FGTS para o ano que vem.

Mas poderão ocorrer novas restrições de acesso ao financiamento imobiliário, com o agravante de terem seus juros elevados em função do novo aumento na taxa Selic. Obras de infraestrutura certamente não terão o mesmo ritmo deste ano eleitoral. Obras privadas de edificações dependerão do ânimo dos investidores (AI/SindusCon-SP).