143 views 45 secs

Haddad atribui recente alta do dólar a “muitos ruídos”

em Economia
terça-feira, 02 de julho de 2024

A alta recente do dólar deve-se a “muitos ruídos”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao reconhecer que a moeda norte-americana subiu mais em relação ao real do que na comparação com moedas de países emergentes e defendeu a melhoria da comunicação do governo para informar resultados econômicos.

“Atribuo a alta a muitos ruídos. O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, precisa comunicar melhor os resultados econômicos que o país está atingindo”, disse Haddad. “[O dólar] está alto. Apesar da desvalorização [de outras moedas] ter acontecido no mundo todo, de uma maneira geral, aqui aconteceu maior do que nos nossos pares: Colômbia, Chile, México”, declarou o ministro, que, no entanto, não informou quais ruídos têm provocado a desvalorização do real.

Segundo Haddad, o dólar tende a acomodar-se nas próximas semanas e até reverter parte da alta recente. “Vai acomodar, porque a hora em que esses processos se desdobrarem, isso tende a reverter, na minha opinião”, declarou. Sobre uma possível intervenção do Banco Central no câmbio, defendida por vários economistas, o ministro disse que a decisão cabe exclusivamente à autoridade monetária (ABr).