Segundo dados do Serasa, o número de inadimplentes no país aumentou em relação ao primeiro mês do ano passado, passando de 70,09 milhões para 72,07 milhões, após dois meses de queda. O levantamento também apontou que o desemprego e a redução na renda foram os principais motivos para a inadimplência nos anos de 2022 e 2023.
Uma das principais medidas para reduzir estes índices tem foco na resolução do Banco Central, com regras que começam a valer em 1º de julho próximo, que determina que instituições financeiras e de pagamento promovam ações de educação financeira para seus clientes, ajudando-os a melhorar sua organização e planejamento financeiro.
“As iniciativas educativas vão ajudar os clientes dos bancos a melhorarem sua organização e planejamento financeiro e estimular a formação de poupança e a prevenção da inadimplência”, avalia Jorge Iglesias, CEO da Topaz, empresa de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais da América Latina.
“Para os bancos, é interessante que os clientes tenham educação financeira, prevenindo o comprometimento da avaliação de crédito e a obrigação de que as instituições mantenham mais recursos em reservas de segurança. No Brasil, a inadimplência mostra-se crescente”, comenta Iglesias.
A importância de se planejar e buscar educação financeira impacta diretamente na prevenção de futuras dívidas e organizar o orçamento em um período de crescente inadimplência pode ajudar as pessoas a melhorarem a administração de suas finanças.
A evolução contínua das tecnologias é um catalisador da inovação e reinvenção da forma como as pessoas se relacionam com o dinheiro e as empresas de soluções financeiras enfrentam um cenário dinâmico para operar de forma eficaz, antecipando as necessidades de clientes e desenvolvendo produtos que atendam às suas expectativas.
Com abordagens inovadoras, produtos e serviços diferenciados, a Topaz conta com uma plataforma completa que oferece soluções para não só criar experiências satisfatórias, com produtos flexíveis, dinâmicos e rentáveis, mas para ampliar a educação financeira da sociedade, reduzindo inadimplência, gerando inclusão e ativando ainda mais a economia.
Ferramentas de atendimento adaptado às necessidades individuais dos usuários permitem às instituições sugerir serviços mais customizados com recomendações, recursos e consultas sobre transações e investimentos.
“As instituições financeiras estão buscando canais de atendimento cada vez mais tecnológicos e diversificados, usando dados para personalizar o suporte ao cliente e de forma humanizada, apoiando na educação financeira dos correntistas e simplificando a relação com o dinheiro”, conclui o CEO da Topaz, Jorge Iglesias. – Fonte e outras informações: (https://www.topazevolution.com).