Em janeiro, o comércio eletrônico brasileiro teve crescimento de 15,1% no comparativo ano a ano, de acordo com o Mastercard SpendingPulse™, um indicador que fornece informações sobre as tendências gerais de gastos do varejo em todos os tipos de pagamentos. Já a média de vendas pelo canal e-commerce, nos últimos três meses, foi de 18,9%, comparando com o mesmo período do ano passado.
O volume total de vendas para o mês de janeiro (excluídas as vendas de automóveis, materiais de construção, restaurantes e cama, mesa e banho) também teve crescimento: 1,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. A média total de vendas nos últimos três meses teve uma expansão de 2,3% em relação ao mesmo período do ano passado, um pouco acima do crescimento total em 2019, que registrou 1,5%.
“Apesar do fato de a taxa de desemprego melhorar gradualmente até o final do ano passado, aumentando positivamente os resultados do comércio varejista, o índice de confiança do consumidor registrou um pequeno declínio no início de 2020”, disse César Fukushima, diretor de Análises Avançadas da Mastercard no Brasil. Os dados regionais mostram que o Sudeste teve desempenho acima da média, com crescimento de 2,1%, enquanto Norte (-0,9%), Nordeste (0,2%), Sul (0,7%) e Centro-Oeste (-4,7%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.