Está buscando meios de negociar dívida? Quer limpar seu nome e colocar sua vida financeira em ordem? Podem acontecer imprevistos que afetam nossas finanças ao ponto de não conseguirmos manter em dia os pagamentos de contas, seja para o banco, operadora de cartão de crédito e outras empresas.
É essencial procurar uma solução para evitar as consequências de um nome negativado, como também as ligações massantes das operadoras de cobrança, as recusas de novos créditos, entre outros. Por isso, resolvemos trazer nesta matéria as maneiras de como negociar dívidas e os momentos mais oportunos para correr atrás de uma renegociação. Veja a seguir!
Passo a passo de como negociar dívidas
Muitas pessoas acham que deixar a dívida caducar é a melhor solução. Porém, engana-se quem ache que isso traz algum benefício, afinal as desvantagens serão muitas. Elencamos as principais:
- Seu nome é negativado: isso prejudica nos momentos em que você busca crédito, seja em banco, crediários de varejistas, entre outros. Ou seja, dificilmente vai conseguir realizar um empréstimo, financiamento, fazer cartão de crédito, entre outros. Como também, cai seu score no mercado, sinalizando que não é um bom pagador. Afinal, os credores e empresários sempre buscam saber se você paga em dia suas contas ou se é caloteiro.
- A dívida só cresce de valor: enquanto não é renegociado a dívida, as taxas de juros continuam a aumentar o valor, fazendo com que vire uma bola de neve com um valor muito maior do que o inicial.
- Os credores ou operadoras de cobranças vão te ligar sempre: E não tem jeito, vão te ligar sempre cobrando que o valor devido seja quitado o mais rápido possível.
Viver assim pode prejudicar seus planos, como também tornar seu presente aborrecedor e negativo. Assim, manter seu nome limpo, com todos os boletos em dia, é uma forma de poder prosperar e ter tranquilidade. Então, veja o passo a passo que preparamos para você com dicas práticas:
Busque o valor real de sua dívida
Fonte da imagem: https://unsplash.com/
Saber o quanto está devendo e quais são suas dívidas é essencial para iniciar o processo de negociação. Para isso, há duas formas de saber: diretamente com o credor ou consultando seu CPF. A primeira, basta você requerer o valor total e atualizado com o credor, solicitando pelo telefone oficial ou indo no local.
Entretanto, caso não saiba quantas dívidas possui no total, é necessário consultar seu CPF em plataformas de birô de crédito, como a Serasa.
Entenda a atual situação da sua vida financeira
Fonte da imagem: https://unsplash.com/
Saber a situação da sua vida financeira é essencial para poder renegociar os valores e poder cumprir com o contrato de renegociação. Para isso, liste todos os seus gastos e analise quanto sobra de sua renda. Ter em mãos o quanto você pode comprometer com uma negociação é fundamental para conquistar e manter um nome limpo.
Utilize plataforma de renegociação de dívidas ou vá direto no credor
Uma solução muito boa de conseguir condições de pagamentos especiais e descontos é procurar renegociar com plataformas que fazem o papel de intermediários entre você e o credor.
Um excelente exemplo é o Serasa Limpa Nome, o orgão facilita a negociação ao aproximar consumidor e credor, sem interferir no acordo entre os dois. Na plataforma encontram-se os principais bancos do país com ofertas de renegociação com até 90% de desconto.
Essa pode ser solução para quem possui pendências com bancos e pretende regularizar sem sair de casa. Mais informações sobre como fazer neste post com o passo a passo para negociar pendências com banco.
Caso, não encontre o banco ou empresa na plataforma, será preciso ir diretamente no local ou ligar para solicitar uma negociação das dívidas, informando suas condições e conferir a melhor proposta.
Entenda bem as condições da proposta
O credor vai te possibilitar desconto? Ou vai dar condições de pagamento diferenciadas, com um prazo maior, desconto para pagamento à vista ou taxa de juros menores? Solicite propostas que sejam vantajosas para ambas as partes sem sair do seu orçamento.
E a dica mais valiosa nessa fase é: nunca aceite propostas que não condizem com sua situação financeira. Afinal, a intenção é quitá-las e não criar uma nova dívida.
Qual é a melhor época para negociar dívidas?
Fonte da imagem: https://unsplash.com/
No final de ano, nos meses de novembro e dezembro, costuma ser os meses com mais oportunidades para renegociar as dívidas. Devido o pagamento do 13º salário e a Black Friday muitas plataformas de birô de crédito e até mesmo grandes empresas e bancos costumam realizar feirões para quitar as dívidas de seus consumidores.
Nesses feirões, surgem muitas propostas com grandes descontos e boas condições para pagamento. Fique atento e busque saber se seu credor faz esse tipo de oferta para poder aproveitar de melhores propostas.
Com base nessas informações, você já pode negociar suas dívidas e limpar seu nome. Compartilhe esse artigo com seus amigos!