95 views 59 secs

Classes D e E impulsionam consumo no primeiro semestre

em Economia
sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Dados da Kantar mostram que o consumo dentro dos lares brasileiros segue em alta. O volume de unidades por viagem aumentou 7% no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse crescimento, inclusive, é mais expressivo entre os consumidores de menor poder aquisitivo. Nas classes D e E, a alta é de 8,7%.

O relatório Consumer Insights Q2 2024, elaborado pela Kantar, aponta que o aumento do consumo abrange diversas categorias de produtos. No entanto, as cestas de Mercearia Doce (+9,3%), Bazar e Medicamentos Sem Prescrição ou Isentos (+5,7%) e Bebidas (+4,7%) são as que mais se destacaram em crescimento de unidades.

“Independentemente do público, todos compram produtos de diferentes preços para equilibrar os gastos. A chave está em escolher de acordo com a categoria. Itens de indulgência, a exemplo de doces e refrigerantes, ganham destaque entre marcas premium, enquanto opções básicas, como alimentação, são mais adquiridas de empresas econômicas”, comenta Juliana Kohler, Gerente de Contas da Kantar.

As classes D e E são um grande exemplo nesse contexto. A estratégia de equilibrar marcas premium e econômicas é essencial para ajustar o orçamento. Os dados mostram que esses consumidores estão investindo em itens premium em determinadas categorias, como sabonetes (+11%) e chocolates (+36,7%), ao mesmo tempo em que optam por mais acessíveis em produtos essenciais do dia a dia. – Fonte: (www.kantar.com/brazil).