140 views 55 secs

Brasil é ‘forte candidato’ para o CS da ONU

em Economia
segunda-feira, 31 de outubro de 2022

A Rússia afirmou ontem (31) que vê o Brasil como um “forte candidato” para assumir uma cadeira permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas se ocorrer a reforma no órgão desejada por diversos países. A mensagem foi enviada pelo Ministério das Relações Exteriores russo ao Itamaraty após as eleições presidenciais realizadas no Brasil e que tiveram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva como novo mandatário.

“Apreciamos muito o papel do Brasil nos assuntos internacionais, seus esforços consistentes para fortalecer princípios construtivos e formar uma ordem mundial democrática e multipolar. Consideramos o país como um forte candidato a ser um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU”, informou em nota a pasta, segundo repercutiu a agência Ria Novosti.

O comunicado ainda afirma que espera o “fortalecimento da cooperação” com a nação sul-americana tanto nas relações bilaterais como em órgãos internacionais, como a ONU, o Brics e o G20. “Esperamos que continuem o caminho para o fortalecimento da cooperação bilateral multifacetada e da cooperação russo-brasileira na ONU, Brics, G20 e outras plataformas multilaterais. Estamos prontos para isso”, acrescenta a pasta.

A mensagem do Ministério das Relações Exteriores veio após o presidente Vladimir Putin também se manifestar pela vitória de Lula (ANSA).