146 views 2 mins

Aumentam a confiança e intenção de consumir das famílias

em Economia
segunda-feira, 09 de março de 2020

A Páscoa deve movimentar o setor de turismo e o comércio de forma geral. Foto: newtrade.com/reprodução

O Índice de Consumo das Famílias registrou sua quarta alta consecutiva em fevereiro, com aumento de 3,2% – de 103,5 pontos em janeiro para os atuais 106,8 pontos. Trata-se do melhor resultado para um mês de fevereiro, desde 2015. Já o Índice de Confiança do Consumidor obteve elevação de 8,7% – 131,8 pontos em fevereiro ante os 121,3 pontos de janeiro.

De acordo com a FecomercioSP, houve melhora na percepção das condições econômicas atuais, com juros reduzidos e abertura de crédito, o que motiva o consumidor a continuar comprando. Assim, a próxima data comemorativa, a Páscoa, deve movimentar o setor de turismo, em razão do feriado prolongado, e o comércio de forma geral. Há uma expectativa de aumento de 2% nas vendas no mês de abril, na comparação com o mesmo período de 2019, no Estado de São Paulo.

Ainda, segundo levantamento da Entidade, 40% dos consumidores estão dispostos a fazer compras à vista, por isso, a recomendação é de que os estabelecimentos ofereçam desconto para os pagamentos nessa modalidade ou contemplem os clientes com brindes. Além disso, pode-se ampliar a estratégia de vendas indo até o consumidor em seu local de trabalho, visto que muitos deixam para comprar na véspera.

E é sempre bom ter todas as opções de meios de pagamentos disponíveis no mercado, uma vez que com os avanços tecnológicos é possível efetuar a transação por QR code e aplicativos que geram cashback ou descontos (AI/FecomercioSP).