A Caixa Econômica Federal divulgou as ações adotadas pelo banco para democratizar o acesso ao crédito no país, ao lançar sua mais nova linha de crédito: o Giro Caixa Transportes. Essa linha de crédito. é exclusiva para antecipação do pagamento de custos de frete aos caminhoneiros e vai beneficiar toda a cadeia de transporte rodoviário de carga, ao disponibilizar os recursos diretamente na conta dos transportadores autônomos com até 120 dias de antecedência. Já disponível para todos os clientes do banco, a linha de crédito tem taxa de juros a partir de 1,99% ao mês.
As empresas de transporte de cargas que contratam serviço de frete a prazo podem solicitar ao banco que antecipe seu pagamento diretamente ao transportador autônomo (caminhoneiro), que recebe o valor à vista por meio de crédito em conta da Caixa. Podem ser antecipados os fretes com registro no sistema da Secretaria da Fazenda a partir da emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF- e), documento amplamente utilizado pelas empresas do ramo, que armazena informações sobre a carga e os responsáveis pelo transporte.
A amortização do empréstimo é feita em parcela única, cujo vencimento será na mesma data estipulada pelo transportador no MDF-e para o pagamento do frete. Para contratação, as empresas devem solicitar a habilitação do limite em qualquer agência da Caixa, mediante avaliação de crédito. Após a disponibilização do limite, a operacionalização do crédito é realizada digitalmente pelo Gerenciador Financeiro do banco (AI/Caixa).