Com a aproximação do fim do ano, é comum que as pessoas comecem a se planejar financeiramente para 2025. Porém, de acordo com o Indicador de Inadimplência da CNDL e pelo SPC Brasil, 41,23% dos brasileiros ficaram negativados em 2024. Sendo assim, o número de cidadãos endividados aumentou 2,28% em relação ao ano anterior.
Devido a esse crescimento, é preciso que os consumidores tenham mais cuidado com as suas finanças, especialmente se ainda desejam adquirir um bem. Por isso, é extremamente importante realizar um planejamento e procurar alternativas para alcançar esses objetivos, como por exemplo os consórcios.
Pensando nisso, Thiago Savian, Diretor Comercial da Unifisa, empresa brasileira de soluções financeiras especializada em consórcio, listou cinco dicas de como as pessoas podem se planejar financeiramente e adquirir um bem em 2025.
- – Defina os objetivos e faça um planejamento – Estabelecer metas, definir prazos e criar estratégias de poupança e investimento é o primeiro passo para adquirir um bem sem passar por grandes apertos financeiros. Assim, tendo o panorama geral do orçamento, é possível cortar gastos desnecessários e se organizar. Ao poupar, nem que seja apenas um pouco de dinheiro, já fará uma grande diferença no final.
- – Pesquisa e Educação Financeira – Estude o mercado para saber exatamente quando é o melhor momento para comprar aquela propriedade ou realizar a viagem dos sonhos. Afinal, com o avanço da tecnologia, está cada vez mais fácil ser vítima de fraudes e promessas ilusórias de baixos custos.
- – Investimento – Investir regularmente pode ser uma boa alternativa para ter, além de uma reserva de emergência, um dinheiro extra para auxiliar no pagamento das parcelas da aquisição do bem.
- – Levantamento de dinheiro extra – Ao comprar um bem, o consumidor está criando um compromisso financeiro. Sendo assim, durante o prazo de quitação, é comum que fique um pouco mais apertado. Para quem deseja passar por isso com mais folga, vale a pena fazer um levantamento de coisas que não utiliza mais como roupas, sapatos e outros. Colocar esses itens em brechós, lojas virtuais e grupos de redes sociais pode render um dinheiro a mais.
- – Aposte em consórcio – As instituições financeiras costumam ter taxas de juros altas e prazos de pagamento mais curtos. Sendo assim, existem outras alternativas como os consórcios que podem trazer mais vantagens na hora adquirir um patrimônio ou algum serviço. Isso porque ela possui mais flexibilidade em relação aos valores creditados e aos vencimentos das parcelas.
Por fim, é fundamental se planejar e buscar outras opções para que não haja um aumento nas dívidas para atingir o objetivo de compra. Dessa forma, o consórcio se destaca por ser uma escolha sem os custos elevados de financiamentos tradicionais. Com flexibilidade, garantia de aquisição e suporte contínuo, essa modalidade financeira é uma alternativa viável para quem busca uma forma eficiente e econômica de realizar seus sonhos. – Fonte e mais informações: (https://www.unifisa.com.br/).