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em Economia da Criatividade
quinta-feira, 27 de abril de 2023

O marketing digital tornou-se uma parte essencial de qualquer estratégia empresarial bem sucedida. Desde redes sociais à optimização das ferramentas de busca, existe uma variedade de ferramentas e estratégias disponíveis para ajudar as empresas a alcançar e a interagir com o seu público-alvo. Aqui estão algumas das melhores ferramentas e estratégias de marketing digital:

Marketing de conteúdos: O marketing de conteúdo é o processo de criação e partilha de conteúdos valiosos, relevantes e consistentes para atrair e reter um público claramente definido. Isto pode incluir publicações em blogs, infográficos, vídeos e muito mais. Ao criar conteúdo de alta qualidade, as empresas podem se estabelecer como líderes de pensamento em seu setor e construir um público fiel.

Optimização de Mecanismos de Busca (SEO): Também conhecido como Tráfego Orgânico, é o processo de optimização de um website para obter uma classificação mais elevada nas páginas de resultados das ferramentas de busca (SERPs). Isto inclui o aperfeiçoamento da estrutura, do conteúdo e das palavras-chave do website para melhorar a sua visibilidade em mecanismos de busca como o Google. A melhoria dos Mecanismos de Busca é essencial para as empresas que procuram atrair tráfego orgânico para o seu website e aumentar a sua visibilidade online.

Publicidade Paga por Clique (PPC): A publicidade PPC envolve o pagamento de cliques nos seus anúncios que aparecem nas páginas de resultados das ferramentas de busca (SERPs) ou em outros websites. Isto pode incluir anúncios do Google ou publicidade nas redes sociais. A publicidade PPC permite que as empresas visem palavras-chave ou dados demográficos específicos e pode fornecer resultados imediatos.

Inbound Marketing: O Inbound marketing ganhou força e relevância através do E-mail Marketing, que atualmente vem crescendo em outras vertentes a partir do avanço do WhatsApp, criando assim também uma linha específica denominada WhatsApp Marketing, que também envolve o envio de mensagens e/ou conteúdos direcionados e personalizados para uma lista de subscritores. Isto pode incluir ofertas promocionais, boletins informativos ou outros conteúdos valiosos. Ao criar uma lista de contato, as empresas podem manter-se em contato com os seus clientes e gerar negócios repetidos.

Engajamento de Redes Sociais: O marketing nas redes sociais envolve a utilização de plataformas de redes sociais como o Facebook, o Twitter, TikTok e o Instagram para promover produtos ou serviços. O marketing nas redes sociais pode ajudar as empresas a chegar a um público mais vasto, a criar consciência da marca, denominado hoje como Branding e achar uma forma mais consistente de interagir com os seus clientes.

Automação de Marketing: A automatização do marketing envolve a utilização de software para automatizar tarefas de marketing repetitivas, como o envio de e-mails, publicações nas redes sociais ou criação de leads. Isto pode poupar tempo e recursos às empresas, ao mesmo tempo que melhora a eficácia das suas campanhas de marketing.

Análise: As ferramentas de análise como Google Analytics, permitem às empresas acompanhar e medir a eficácia das suas campanhas de marketing. Isto inclui o acompanhamento do tráfego do website, as taxas de conversão e as métricas de envolvimento. Ao utilizar a análise, as empresas podem tomar decisões baseadas em dados e optimizar os seus esforços de marketing para obter o máximo impacto.


Alinhado aos objetivos de marketing da empresa, um CRM (customer Relationship Management) ou Gestão do Relacionamento do Cliente, bem estruturado e utilizado de maneira correta, auxilia no desenvolvimento de estratégias mais inteligentes, já que através desse relacionamento bem estruturado a empresa consegue enviar o conteúdo certo para o cliente certo na hora certa, fazendo com que desenvolva um relacionamento mais humanizado entre empresa e cliente.

Em geral, as melhores ferramentas e estratégias de marketing digital dependem das necessidades e objetivos específicos da sua empresa. No entanto, ao utilizar uma combinação destas tácticas, as empresas podem aumentar a sua visibilidade online, crescer seu Branding,  alcançar o seu público-alvo, gerar mais oportunidades e por consequência do trabalho bem executado e da valorização do seu cliente a consequência exata são o aumento expressivo das vendas.

Nathalia Silva é uma profissional graduada em produção áudio visual com especialização em marketing digital. Experiente em desenvolvimento, direção e manutenção de campanhas criativas e comerciais. Hoje especializada em marketing interno de grandes portfólios para  optimização de pesquisa, webinars, bem como estratégia e gestão de meios de comunicação sociais.