650 views 10 mins

Educação que ensina a empreender

em Economia da Criatividade
quinta-feira, 18 de agosto de 2022

O ano de 2022 marca a história da educação no Brasil porque revoluciona o modelo do ensino médio através da obrigatoriedade da implantação de itinerários e eletivas por parte de todas as escolas do país, privadas e públicas. Essa decisão marca o início de um longo processo de transformação da educação, que vai até o ano de 2024, com a alteração talvez mais esperada pelo mercado: a alteração do formato do tão temido vestibular. Mas não estamos aqui para falar do novo ensino médio e sim de como ele pode, potencialmente, presentar uma mudança no perfil empreendedor de nossos jovens.

A implantação de itinerários eletivas obriga alunos a tomarem as rédeas do desenvolvimento de sua própria educação, na medida em que o próprio aluno precisa fazer a escolha das eletivas pelas quais quer optar. Esse é um grande passo e um grande avanço dentro do nosso sistema conteudista de educação, que valoriza mais a fotografia da memória do aluno nos dias de prova do que sua performance durante todo o ano e o trabalho que ele construiu (ou não) enquanto estava no processo de aprendizagem.

Escolher as eletivas que quer cursar dá ao aluno não somente o bônus de evitar matérias em que ele não se interessa como o ônus de comprometer-se com as matérias com as quais se identifica, trazendo a responsabilidade da escolha para as mãos do personagem mais interessado no processo ensino-aprendizagem: o aluno. Essa escolha o torna protagonista de sua história e permite que ele reflita sobre as áreas em que tem interesse, quase como uma olhada no horizonte do futuro profissional que o aguarda.

Empreender é desenvolver protagonismo, é aprender a escolher, é tomar decisões e ser responsável por cada sim e cada não proferido. O novo ensino médio, propondo que os alunos façam suas escolhas individuais, permite que cada aluno possa acordar para a necessidade de participar ativamente da sua própria educação, não simplesmente aguardando que a escola e seus professores determinem o que cada um deve aprender até o final do Ensino Médio.

Se você tem filhos no ensino médio, acompanhe o processo de escolha de seus filhos. Para tomar boas decisões é necessário ter conhecimento, informação e inspiração para seguir tanto a razão como o coração. Se você é educador, abrace esse processo, e ajude a criar uma juventude mais segura, mais informada, mas descolada e, acima de tudo, mais feliz.

Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, pós graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, e Master in Digital Marketing, Carol Olival tem um perfil multidisciplinar e transita com segurança pelos mercados de educação, marketing, vendas e treinamento. Carol operou escolas próprias de inglês por 10 anos, e hoje é Community Outreach Director da Full Sail University, responsável pela criação e manutenção de comunidades internacionais para a universidade através da divulgação das imensas possibilidades que as carreiras na economia criativa oferecem.

Virtual Experience : Full Sail University desvenda os bastidores do mercado da tecnologia, internet das coisas e Inteligência Artificial

Durante 5 dias, a universidade americana oferece gratuitamente aos jovens brasileiros, webinars sobre tecnologia, internet das coisas, cibersegurança e Inteligência Artificial. O evento conta com a participação de profissionais graduados pela própria universidade e especialistas do setor

Brasil, agosto de 2022: Muitos são os avanços na tecnologia, principalmente quando falamos de internet e inteligência artificial e o quanto isso pode ser usado positivamente para a segurança em inúmeros serviços prestados. Apenas no mês de maio deste ano, 331.162 brasileiros foram vítimas das tentativas de fraude de acordo com o Indicador Serasa Experian que mapeia essas ações. O número representa que a cada 8 segundos alguém tentou aplicar um golpe no país. Dados como esse, mostram o quão importante é, que os bancos verifiquem a identidade das pessoas que acessam seus sistemas antes de prosseguirem com as transações financeiras. As violações de dados são a causa mais provável do aumento dos casos de roubo de identidade. Além de afetar em cheio o setor bancário, também afetam todo segmento de negócios, educação, governo/militar e médico.

Esses índices fizeram a universidade americana Full Sail University a promover o Virtual Experience Emerging Tech, do dia 22 ao dia 26 de agosto, uma imersão no mundo da tecnologia, internet das coisas, cibersegurança e IA, com o objetivo de incentivar inúmeros profissionais e jovens alunos em busca de inovação e conhecimento pouco difundido, e assim usar todo essa bagagem de conhecimento e aplicar na busca por sua carreira diretamente.

Esta série imersiva de uma semana de workshops interativos e baseados em atividades dará a oportunidade de explorar uma variedade de áreas dentro do mundo Tech.

Durante as palestras sobre o Setor, os participantes terão a chance de falar com alguns dos graduados enquanto eles compartilham sua experiência, jornada e insights sobre seus respectivos setores.

Entre alguns dos assuntos terá uma imersão sobre IA e Aprendizado de Máquina, os conceitos básicos de aprendizado de máquina e redes neurais. Exemplos mostrarão como essas técnicas estão sendo usadas para criar desenvolvimentos empolgantes no campo da inteligência artificial. Também terá uma aula sobre Networking e o pilar de uma carreira de sucesso: as habilidades de networking, e assim os participantes entenderão como trabalhar em seus relacionamentos corporativos e se conhecerão melhor. 

O quesito experiência do usuário do jogo também faz parte do combo VXP, onde os alunos entenderão a importância de projetar uma experiência confiável para os usuários de jogos digitais e como este é um passo essencial para garantir o sucesso dos jogos em geral.

Como as empresas podem responder a um mundo mais disruptivo? Ciência de Dados e Business Intelligence também serão abordados. Os dados estão em constante evolução e têm várias aplicações em vários setores. 

A cibersegurança, como um dos temas mais abordados na atualidade, será tratada de uma maneira imersiva, mostrando o mundo da segurança cibernética, as ameaças que existem, como as empresas se protegem e o que fazer para ajudar. Algumas etapas simples de segurança que podem capacitar o usuário comum para proteger suas próprias contas e informações pessoais.


E não menos importante, o IoT Wearables. A sessão da Internet das Coisas e Wearables cobrirá várias maneiras pelas quais é possível interagir com a tecnologia além de computadores e telefones celulares. Abordando conceitos básicos para a criação de aplicativos para wearables e dispositivos inteligentes, bem como a IoT e como a tecnologia se conecta em todo o mundo.

Carol Olival, que é Community Outreach Director da Full Sail University  afirma o quão importante é promover um evento como esse. “Estar atento às novidades do mercado e projetar isso na carreira dos alunos é a missão da Full Sail. Esperamos ajudar os jovens com conhecimento e auxílio na escolha das opções que eles têm de carreiras na área da tecnologia hoje em dia”. Finaliza Olival.