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Como usar o marketing digital a favor de sua empresa?

em Economia da Criatividade
quinta-feira, 13 de abril de 2023

O marketing digital é uma ferramenta democrática à disposição de todos, mas pode não ser tão simples quanto parece fazer uso desse potente instrumento. É fácil perder o foco com tantas redes disponíveis e errar na estratégia, dispensando investimento e tempo em campanhas que não trazem eficiência ao seu negócio.

Ao desenvolver a estratégia para sua empresa ou até mesmo para sua carreira, recomendo que você pense em 7 frentes para sua abordagem de marketing digital, para garantir bons resultados e retorno do seu esforço.

  1. Eficiência de suas campanhas: crie conteúdos diferentes para campanhas diferentes, e tenha claro em mente quais os resultados esperados de cada campanha.
  2. Escolha as plataformas corretas para seu negócio. As plataformas corretas são aquelas que pedem peças que você tenha capacidade de criar. Não consegue criar vídeos? Não entre no YouTube. Não consegue replicar desafios? Não entre no TikTok. Encontrar a plataforma para seu negócio tem a ver com entender onde sua audiência está mas também tem a ver com sua própria capacidade de produzir conteúdo adequado para cada plataforma.
  3. Fique de olho nos resultados: para cada conteúdo você deve ter um call to action, uma ação que você quer estimular sua audiência a performar. Baixar um pdf, preencher um formulário, compartilhar o conteúdo, indicar um conhecido. Só conseguimos analisar aquilo que conseguimos medir, e determinar calls to action para cada post é uma forma consistente de medir seus resultados e ver o que está funcionando e o que não está.
  4. Sem visibilidade você não faz diferença. Não adianta postar conteúdos se você não tem audiência para entrar em contato com seu conteúdo. Aqui faz sentido aplicar uma mescla entre posts pagos e posts orgânicos, em que posts pagos atraem uma nova audiência para seus canais, e posts orgânicos mantém essa audiência engajada.
  5. Construir reputação: marketing digital tem a ver com construir uma marca, uma reputação para você, seu negócio e os produtos ou serviços que você entrega. Para construir uma presença de marca, uma boa reputação, você precisa olhar para as referências do seu mercado e pensar em como você pode se tornar uma delas. Boa reputação se constrói com conteúdo de qualidade, frequentemente gratuito, oferecido para que sua audiência possa conhecer você e passar a confiar na sua expertise.
  6. Nem só de conteúdo vivem as redes sociais, uma boa estratégia digital precisa gerar leads qualificados para seu negócio, precisa gerar receita. Novamente, uma combinação entre campanhas pagas e posts orgânicos pode ajudar você a gerar audiência (pessoas seguindo seus canais) e leads (formulários de dados de pessoas interessadas em obter informações sobre seus produtos ou serviços, quer dizer, possíveis compradores). Entrar em contato com esses leads e entender a qualidade deles para a relevância do seu negócio é fundamental. Gerar leads na internet não é difícil, qualquer budget gera. Gerar leads apropriados para seu negócio e que convertem em compras do seu produto e serviço é o que realmente importa.
  7. E se está todo mundo fazendo a mesma coisa, como se diferenciar dos outros? Sendo você mesmo. Não existe fórmula certa. Criar conteúdo, engajar, tornar-se referência tem a ver com ser quem você é na vida real, dentro das redes e plataformas de marketing digital. O que vai diferenciar você e seu negócio não é a sua estratégia de marketing em si mas sim como você vai comunicar online a confiança e o conhecimento que você comunica pessoalmente.

Crie um check list e avalie como suas campanhas digitais estão performando de acordo com esses 7 itens. Pondere onde você pode começar a melhorar para atingir resultados ainda mais positivos. E lembre-se: não existe reta de chegada com estratégias digitais, o mundo virtual muda a cada momento e a busca pela campanha ou estratégia perfeita passa pelo aprendizado diário de como usar cada vez melhor essas ferramentas que estão em constante transformação.

Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, pós graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, e Master in Digital Marketing, Carol Olival tem um perfil multidisciplinar e transita com segurança pelos mercados de educação, marketing, vendas e treinamento. Carol operou escolas próprias de inglês por 10 anos, e hoje é Community Outreach Director da Full Sail University, responsável pela criação e manutenção de comunidades internacionais para a universidade através da divulgação das imensas possibilidades que as carreiras na economia criativa oferecem.