Foi-se o tempo em que a assessoria de imprensa tinha o objetivo de conectar porta vozes corporativos com canais de comunicação. Se no passado essa era a maior empreitada dos assessores de imprensa, com a chegada da era digital esses assessores ampliaram expressivamente seu ramo de atuação e os resultados que são capazes de gerar.
Fazer chegar conhecimento sobre um produto ou serviço através de canais de comunicação hoje tem objetivos muito menos óbvios do que poderia pensar uma mente menos atenta. A assessoria de imprensa que busca a divulgação de conteúdos em canais digitais, quando bem feita, tem uma ligação direta com a performance e os resultados de marketing digital das empresas.
Se entendemos que o marketing digital tem como meta a geração de leads e sua posterior conversão em clientes, a assessoria de imprensa contribui de forma complexa na indexação de sites corporativos, sua análise, interpretação e recomendação orgânica pelos mecanismos de busca (incluindo-se ai o universal Google, um dos meios de busca mais utilizados pela humanidade nos dias de hoje).
Engana-se quem pensa que a assessoria de imprensa é espaço de mídia para acalmar os egos de empresários que buscam seus 15 minutos de fama. A assessoria de imprensa, quando publica conteúdos escritos com links estratégicos para os sites de seus clientes, na verdade oferece dois tipos bem práticos e mensuráveis de resultados: quantidade de visitantes que clicam nos links mencionados nos textos publicados e aumento da relevância do site, uma vez que os mecanismos de busca estão constantemente verificando o conteúdo oferecido por sites e como esses corroboram com o conteúdo de internautas estão buscando. É essa a lógica que faz um site aparecer organicamente como resultado de pesquisa no Google, quando digitamos uma pergunta na sua caixa de busca.
Nesse sentido, contratar uma assessoria de imprensa pode ter um custo-benefício muito melhor do que fazer simples anúncios na internet. Claro que cada ação tem a sua especificidade e o que o sucesso de uma estratégia está na junção estruturada de todas as frentes possíveis do marketing digital, e uma parte importante dessa estrutura pode ser a assessoria de imprensa.
Se você quer investir na geração de leads orgânicos qualificados, criar relevância para sua empresa ou até mesmo para você mesmo, como profissional referência no seu mercado, considere abraçar a assessoria de imprensa dentro de sua estratégia digital. Você se se surpreender com a consistência do resultado desse trabalho que as vezes parece ser de formiguinha, mas que no decorrer do tempo, cria uma autenticidade e uma relevância para seu negócio que nenhum lead ad terá a capacidade de gerar.
Carol Olival tem um perfil interdisciplinar. Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação e Mestrado em Marketing Digital, Carol Olival conta com mais de 20 anos de atuação no mercado de educação. Tem foco nas áreas de vendas e marketing e experiência como empreendedora e gestora de escolas próprias. Autora de três livros sobre educação e treinamento corporativo e TEDx speaker, hoje Carol atua como Community Outreach Director da Full Sail University, provendo constantes debates sobre como o binômico criatividade e tecnologia são necessários a todos profissionais do cenário atual, e o papel da educação dentro desse contexto.