867 views 4 mins

A Importância de se Tornar uma Referência em seu mercado

em Economia da Criatividade
quinta-feira, 20 de julho de 2023

Ter uma boa ideia, mas não saber monetizar essa ideia é o que leva a maior parte das empresas ao fracasso. Ser um bom profissional, mas não explorar sua própria imagem pública é subestimar a importância e necessidade de otimizar seu próprio talento através de uma comunicação eficaz sobre si mesmo. Afinal, se você é um bom profissional, mas poucas pessoas conhecem esse fato, como isso te ajuda no desenvolvimento da sua própria carreira?

Muito se fala hoje sobre “tornar-se uma referência”, mas o que é realmente ser uma referência de mercado? Ser referência é ter sua opinião e pontos de vista reconhecidos por outros profissionais e pelo público leigo quando o assunto é sua área de atuação. Para tornar-se uma referência é necessário ter conhecimento profundo sobre uma área, experiência dentro dessa área e habilidades que demonstrem expertise com relação a esse mercado. Ser referência é transformar-se em alguém cuja contribuição tem valor para outros profissionais da área, para consumidores e para o público que se relaciona com seu campo de atuação.

São muitos os benefícios que um profissional colhe quando investe tempo e atenção na construção da sua imagem pública, entre eles: credibilidade e confiança, crescimento profissional, networking e conexões e valorização no mercado. Credibilidade e confiança porque sendo uma figura conhecida, seu parecer e sua opinião ganham peso, passa a ser valorizado pela audiência. Crescimento profissional porque os convites para eventos, conferências e projetos de relevância aumentarão exponencialmente na medida em que você se torna uma referência, e isso, além de oferecer ainda mais visibilidade para você, aumenta também seu acesso a informações e projetos especiais. Quanto a networking e conexões, esse talvez seja o benefício mais rápido e simples de ser percebido. Ter uma imagem reconhecida faz crescer sua rede de relacionamentos dia a dia, e capital social é um capital de altíssimo valor para quem quer construir uma carreira perene.

Conclusão: ser uma referência em sua área de atuação é muito mais do que apenas ter habilidades técnicas. É um processo contínuo de aprendizado, aperfeiçoamento e compartilhamento de conhecimento. A construção dessa imagem como referência traz benefícios significativos para profissionais, independentemente de terem uma empresa própria ou serem funcionários. Ao se destacar da multidão e ser reconhecido como um especialista, você se abre para um mundo de oportunidades, crescimento profissional e sucesso no mercado em que atua. Que tal investir tempo na criação de uma imagem profissional de sucesso?

Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, pós graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, e Master in Digital Marketing, Carol Olival tem um perfil multidisciplinar e transita com segurança pelos mercados de educação, marketing, vendas e treinamento. Carol operou escolas próprias de inglês por 10 anos, e hoje é Community Outreach Director da Full Sail University, responsável pela criação e manutenção de comunidades internacionais para a universidade através da divulgação das imensas possibilidades que as carreiras na economia criativa oferecem.