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Vida e trabalho: como o conceito Work-life Balance está sendo implantado

em Destaques
domingo, 02 de abril de 2023

Temas como flexibilidade, trabalho híbrido, qualidade de vida, bem-estar e anywhere office se tornaram mais frequentes no cotidiano das organizações. Buscando por rotinas com equilíbrio entre vida pessoal e profissional, os colaboradores passaram a exigir um modelo de trabalho flexível e as empresas tiveram de se adaptar.

A Woba esteve por perto de muitas que optaram por essa transição, como iFood, Gupy e XP, com soluções específicas para cada marca. De acordo com o levantamento realizado pelo Google Workspace, em parceria com a consultoria IDC Brasil, 56% das empresas brasileiras adotaram o trabalho híbrido em 2022. Em 2021 a taxa era de 44%. A pesquisa também apresenta que 19% das organizações seguem permitindo o trabalho remoto.

Atendendo médias e grandes corporações, como XP, Yalo, Albert Einstein, Banco Inter, entre outras, a Woba tem a missão de ser uma parceira de pessoas e empresas na jornada da flexibilização do trabalho, possibilitando que colaboradores possam acessar locais com excelente estrutura em outras localidades do país, ou mais próximos às suas casas, por exemplo, além de se conectarem com potenciais parceiros de negócios.

A possibilidade de escolha e adesão ao que melhor se encaixa na rotina, promove mais qualidade de vida. A sustentação da cultura organizacional, com encontros físicos e presenciais, que não cerceiam a vontade e liberdade dos profissionais, fortalece laços, engaja as equipes e aumenta o sentimento de acolhimento e pertencimento à empresa, por exemplo.

As interações também contribuem para o desenvolvimento de projetos colaborativos e de soft skills, como comunicação, empatia, liderança, criatividade, entre outras.

Outro ponto importante é que esse processo evita a sensação de solidão, muito presente no trabalho remoto. Segundo dados do relatório “O novo futuro do trabalho”, da Microsoft, de 2022, o trabalho remoto pode causar a sensação de isolamento e culpa.

O estudo apontou também que 81% das pessoas com menos de 35 anos sentiram solidão no trabalho remoto de longo prazo. Roberta Vasconcellos, CEO e cofundadora da Woba, contextualiza que com a pandemia houve uma aceleração digital do trabalho que mudou a forma como as pessoas procuram emprego.

“Com a retomada das atividades presenciais, os colaboradores estão optando por instituições que ofereçam opções de trabalhos flexíveis, anywhere office (em qualquer lugar do mundo). Quando isso não é possível, há uma maior taxa de rotatividade e dificuldades no processo de atração, recrutamento e retenção de talentos, por exemplo”.

Além do acesso à rede multinacional de coworkings, entre as soluções que a startup proporciona estão a contratação e personalização de escritórios próprios e aluguel de salas de reunião ou eventos, por exemplo. Ou seja, entende-se as especificidades dos clientes para uma implementação adequada de ações que tragam eficiência e redução de custos com escritório e fortalecimento da cultura organizacional (empresas).

Para a empresa, as soluções se integram ao oferecer a tecnologia para um ecossistema de escritórios asset light e 360º, com contratos flexíveis e inexistência de multa ou caução, por exemplo. Há diversas formas para criar um ecossistema de trabalho com inteligência e eficiência.

Fundada em 2017, em Belo Horizonte, a startup possui em sua rede mais de 1.600 espaços em 200 cidades brasileiras, como: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba; e no México. Seus resultados são ascendentes: com um crescimento 43% de 2021 a 2022, no mesmo período o número de reservas teve alta de 30% e a adição de mais 500 novos espaços, em 2022.

O conceito sobre trabalho está em constante transformação e a startup também se transformou, trocando o nome de BeerOrCoffee para Woba. Derivado do termo “Work-Life Balance” (vida profissional equilibrada), o novo nome trouxe um novo propósito para a marca. Com mais de 1.600 mil espaços em 200 cidades do país, a plataforma se consolida ao facilitar o acesso flexível e sob demanda a espaços de trabalho para diferentes usos, como escritórios, espaços para eventos ou reuniões.

Além disso, a Woba iniciou a sua expansão internacional para o México. Segundo Vasconcellos, a mudança da marca tem o objetivo de acompanhar as atualizações e as transformações do setor de atuação. “Na sua criação, o BeerOrCoffee tinha o propósito de facilitar conexões. Nossos usuários tinham em suas mãos o poder de encontrar outras pessoas, pares, mentores ou parceiros e os convidarem para um bate-papo, com um café ou cerveja.

Porém, com base nos acontecimentos dos últimos anos e seus impactos no mercado, principalmente, com o aumento da flexibilização do trabalho, entendemos que nossas soluções e serviços entregam muito mais do que a marca BeerOrCoffee conseguia carregar e, por isso, foi necessário atualizar”, conta. O mercado cresceu e a Woba também.

“Percebemos que nossa marca vai além do que inicialmente nos propusemos a fazer. Foi necessário adequar nossa mensagem para este novo mercado e o novo perfil do cliente para transparecer todo o escopo do que oferecemos em nossas soluções e atendimento”, afirma Roberta. Todo trabalho de reposicionamento, renaming e rebranding foi desenvolvido sob coordenação dos diretores de design e fundadores da Tall,Piet, Eduardo Tallia e Duda Di Pietro lado a lado com o time da Woba.

“Saber que qualquer um pode ter um espaço de trabalho perto da academia ou consultório médico, começar a ir de bicicleta ou mesmo a pé para o trabalho; imaginar que as empresas possam ter uma sede em qualquer lugar do país; isso é algo transformador. Foi a partir dessas transformações que chegamos no seu novo nome: Work-life Balance. O equilíbrio entre a vida e o trabalho”, ressalta Duda Di Pietro, diretora de design e fundadora da Tall,Piet. – Fonte e outras informações: (www.woba.com.br).