O propósito é muito mais do que uma palavra da moda. Empresas bem-sucedidas possuem valores autênticos que impulsionam seus negócios e geram impacto social positivo, fidelizando clientes e potencializando seus resultados.
É importante notar que o propósito de uma empresa não é o mesmo que sua missão: enquanto a missão tem a ver com a proposta de valor da organização e olha para fora, para o ambiente externo, o propósito olha para dentro, consolidando a ideologia, os valores e a cultura organizacional. O propósito é uma peça fundamental da identidade e da estratégia de negócio, pois é o que permanece, mesmo diante de grandes desafios.
De acordo com Alexandre Slivnik, especialista em excelência de serviços e vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), as marcas já perceberam que explorar atributos funcionais, racionais e técnicos não é suficiente para manter uma empresa de pé.
“Elementos sensoriais, sentimentais, emocionais, morais, éticos e espirituais têm ganhado cada vez mais espaço dentro das organizações, fomentando a ideologia com elementos intangíveis que operam, muitas vezes, no subconsciente”, explica.
Para ele, propósito é a chama acesa que mantém uma empresa no caminho certo, especialmente em tempos de incerteza. Ele inspira os colaboradores, orienta decisões estratégicas e diferencia a empresa no mercado.
“A história de Dona Rose é um exemplo claro desse conceito. Durante 50 anos, ela trabalhou na Disney, fazendo exatamente a mesma função, recolhendo ingressos com um sorriso constante.
Ao ser questionada sobre tanto tempo na mesma função, ela respondeu que seu trabalho não era apenas uma tarefa de recolher tickets, mas uma oportunidade de dar o primeiro sorriso a cada visitante, criando um impacto positivo desde o primeiro contato”, conta o especialista, também conhecido como primeiro brasileiro convidado pela Disney para visitar todos seus parques e escritórios pelo mundo.
No mundo dos negócios, compreender que o propósito vai além do lucro é fundamental para o êxito da corporação. Empresas que vivem a essência de maneira verdadeira e honesta têm o potencial de transformar seus negócios, impactar positivamente a sociedade e conquistar resultados sustentáveis a longo prazo.
Um propósito empresarial autêntico é baseado em elementos sólidos que guiam as decisões e ações da organização. É a partir dele que se torna possível traçar KPIs, criar estratégias e gerar resultados. Ele fornece uma direção clara e um significado mais profundo para o trabalho realizado.
Quando uma empresa descobre a que veio, terá a base para todos os setores, integrando-se à cultura, liderança, marketing e vendas.
“Além disso, quando há um propósito claro definido pela liderança, é possível inspirar e engajar colaboradores, resultando em maior produtividade, criatividade e lealdade”, acrescenta Alexandre. O conceito ainda diferencia a empresa no mercado, atraindo consumidores que compartilham dos mesmos valores.
Profissionais talentosos são naturalmente atraídos por negócios bem alinhados, contribuindo para atrair e reter talentos de qualidade. – Fonte e mais informações: (www.alexandreslivnik.com.br).