De olho no NRF 2023: Retail’s Big Show, sabe-se que muitas tendências estão no radar das principais varejistas do mundo. Por mais que a pandemia tenha mudado muitas variáveis no comportamento dos consumidores, há questões que seguem inalteradas: eles ainda querem experiências personalizadas, economia, conveniência e qualidade nos produtos que são oferecidos pelas empresas.
Como parte do comportamento pós-pandemia desses clientes, 84% desejam que lojas online e físicas estejam integradas, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Opinion Box em parceria com a Dito. Esse dado mostra que, para ter uma estratégia de vendas que contemple todas as necessidades, é importante que as marcas estejam atentas aos principais pontos de contato que podem ser estabelecidos, tanto no ambiente online quanto offline.
Então, como fortalecer o relacionamento duradouro com os consumidores? Confira 5 pontos que devem ser levados em consideração para proporcionar uma melhor experiência de compra:
- – Humanização como prioridade – Da mesma forma que os consumidores desejam ter um rápido retorno quando acionam um estabelecimento na hora de comprar algum produto, eles não desejam passar por um atendimento robotizado e que não reflete as suas reais necessidades. “87% das vendas online feitas por comerciantes são realizadas via WhatsApp, de acordo com um estudo encomendado pela VR ao Instituto Locomotiva, em 2022.
Esse canal é prioritário no momento de realizar uma compra porque possibilita uma maior aproximação entre o vendedor e o cliente. Para preservar a escala de vendas aliada à humanização do atendimento, as empresas devem optar por ferramentas que ajudem a controlar esse fluxo de informações”, explica André Assis, CEO da XLab, empresa provedora de soluções que humanizam as tecnologias por meio da comunicação.
- – Conteúdo enriquecido para ampliar awareness e vendas – Segundo Andrea Miranda, CEO e cofundadora da STANDOUT, martech referência em inteligência em trade marketing digital, uma estratégia importante para marcas e e-commerces, que proporciona uma melhor experiência de compra é o uso de conteúdo enriquecido.
“As possibilidades de uso percorrem toda a jornada de consumo, garantindo uma experiência única de contato com o produto: seja na gôndola física, com um QR Code, seja nas landing pages de marca nas quais o shopper conhece e escolhe o melhor produto no comércio digital, seja na própria página de produto com toda a gama de interação proporcionada pelas vitrines e mini-vitrines para conhecer cada detalhe e benefício do produto”, conta a executiva.
Dessa forma, o consumidor é impactado em diversos pontos (inclusive podendo estender para campanhas de remarketing nas redes sociais) sempre com a mesma comunicação, adaptada ao contexto, entregando exatamente a informação que o shopper precisa encontrar em cada um desses pontos.
- – Se alinhar com a demanda – De acordo com Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics, conhecer em detalhe o que o usuário quer e como ele busca faz parte das melhorias na experiência de compra. “Interpretar a sua necessidade e incorporar as palavras que usam na oferta é um grande passo que impacta diretamente no posicionamento do seu anúncio e também na conversão. E, nesse sentido, os dados fazem a grande diferença”.
O fenômeno inflacionário atingiu não só o Brasil, mas também grandes economias da América e da Europa, e isso gerou aumentos e flutuações nos preços, com maior força nos nichos de alimentos, bebidas, transporte e higiene pessoal.
O impacto desse cenário macroeconômico pode ser percebido na Black Friday, onde pela primeira vez o faturamento bruto no e-commerce sofreu alguma queda em relação ao ano anterior, como aponta levantamento feita pela NielsenIQ|Ebit, porém há de se considerar que 2021 ainda tinha efeito pandemia no resultado de crescimento, 2022 e 2023 as taxas de crescimento retornam ao patamar pré-pandemia, o que já é bastante positivo, seguir crescendo mesmo que comparando com números gigantescos do período da pandemia.
- – Soluções de pagamento ágeis e seguras – A jornada de compra envolve uma série de processos e, com a expansão do e-commerce e de estratégias de mercado voltadas para o “figital”, é cada vez mais importante investir em soluções de pagamento ágeis e seguras. Para ilustrar, segundo dados da Opinion Box, 78% dos consumidores abandonam seus carrinhos antes de finalizarem o processo de pagamento do produto.
Para Lucas Castellani, CEO e fundador da Cartpanda, “esse é um dos sinais de que será cada vez mais necessário que o varejo digital invista em sistemas de pagamento mais alinhados com a experiência do cliente – mais intuitivos, rápidos e, acima de tudo, seguros e transparentes.
Soluções como o Cartpanda Pay, por exemplo, partem do objetivo de ajudar a venda dos lojistas, através de uma solução de fácil aplicação para os sites e de um processo de compra mais suave para o consumidor – utilizando uma tecnologia própria e nacional”, explica.
- – Encante e recompense seu público – Hoje os consumidores têm valorizado muito empresas que oferecem benefícios que vão além dos seus serviços. Diante desse posicionamento vem crescendo a criação de clubes de benefícios e marketplaces em empresas de diversos segmentos.
Para Nara Iachan, CMO e fundadora da Cuponeria essa tendência pode gerar diversos benefícios para ambas as partes: “Acredito muito que esse crescimento dos clubes de benefícios e marketplaces deve se acentuar nos próximos anos entre as organizações.
Iachan acredita que muitos consumidores também têm criado o hábito de acessar os clubes dessas empresas – que já estão presentes no seu dia a dia – antes de fazerem uma compra. “Hoje quando você opta por um banco você não está interessado apenas em uma conta, mas também que recompensas ele pode te oferecer”, finaliza. – Fonte: (Pine!).