Unindo expertise, inovação e tecnologia, o BPO impulsiona a conformidade fiscal, reduz riscos e otimiza as operações fiscais das empresas
Marcelo Simões (*)
A terceirização de processos de negócio (Business Process Outsourcing – BPO) tem se tornado uma estratégia cada vez mais popular entre as empresas nos últimos anos. Diversos setores têm adotado essa abordagem para lidar com desafios específicos, e um dos segmentos que tem se destacado é o tributário.
Nesse contexto de transformação contínua, que marca o cenário empresarial em sua totalidade, o BPO tributário tem ganhado relevância como uma solução eficiente para lidar com a complexidade e as constantes mudanças na legislação fiscal. Ao buscar a expertise e o suporte de parceiros especializados, as empresas encontram uma série de atrativos que validam o crescente interesse por essa metodologia.
Mensurando o potencial do BPO tributário
O BPO tributário é uma opção vantajosa para empresas que buscam aprimorar seus processos fiscais e garantir a conformidade com a legislação em vigor, abrindo portas, inclusive, para que uma cultura de Compliance fiscal seja institucionalizada internamente.
Ao optar pela terceirização dos processos tributários, as empresas podem se beneficiar da experiência e expertise de profissionais especializados, que possuem um amplo conhecimento das complexidades e particularidades do cenário tributário. Essa parceria proporciona uma maior eficiência operacional, estimula a redução de erros e riscos, além de liberar tempo e recursos valiosos para que as empresas se concentrem em suas atividades principais, ou seja, no core business do negócio.
Vale mencionar que a terceirização também pode se revelar uma ótima estratégia econômica, uma vez que evita a necessidade de contratar e treinar uma equipe interna especializada. Dessa forma, o BPO oferece uma solução abrangente e eficaz para as demandas tributárias, sem que o gestor tenha que movimentar investimentos exorbitantes, correndo o risco de construir uma área tributária de baixa aderência.
Tendências e inovações no centro do outsourcing tributário
Em constante evolução para se adaptar às demandas e desafios do quadro fiscal brasileiro, que historicamente, é marcado por funcionar em um estado de alta mutabilidade, uma das principais tendências de outsourcing tributário é o uso de tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial (IA) e Automação Robótica de Processos (RPA), para agilizar e aprimorar os processos tributários. A IA pode ajudar na análise de dados fiscais e na identificação de padrões e previsões, permitindo uma tomada de decisão mais precisa e estratégica. Já a RPA pode automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, liberando os profissionais para atividades de maior valor agregado.
Outra tendência é a adoção de soluções de análise de dados em tempo real, que permitem uma visão mais abrangente e atualizada das operações fiscais das empresas. Isso proporciona uma maior agilidade na detecção de possíveis erros ou não conformidades, permitindo ações corretivas imediatas.
Com isso, podemos observar que com o apoio de parceiros especializados em outsourcing para o setor fiscal, as empresas podem se beneficiar da expertise, inovação e tecnologia para alcançar uma maior conformidade fiscal, reduzir riscos e otimizar suas operações.
Por fim, diante das tendências em BPO tributário, como o uso de IA, RPA e a análise de dados em tempo real, o futuro da terceirização de processos na área tributária se mostra ainda mais promissor, impulsionando o crescimento das empresas e as colocando em total sinergia com a legislação do país.
(*) É Diretor de Operações e Cofundador da Comtax, empresa especializada na área fiscal. Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Londrina, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV.