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Tendências do mercado imobiliário em 2021

em Destaques
sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Apesar da pandemia, o ano de 2020 conseguiu se recuperar da recessão que enfrentava no mercado imobiliário.Os sinais de melhora começaram a aparecer ainda no ano anterior, mas mesmo com uma interrupção por conta do isolamento, o setor conseguiu reagir em meio a esse difícil cenário.

No mês de novembro de 2020, por exemplo, o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), aumentou em 1,82%, contra 1,71% em outubro, registrando o maior índice do ano, segundo o IBGE. Além desse mercado, outros empreendimentos, como setores alimentícios, de vestuário e serviços também se viram bastante afetados e tiveram que se desdobrar para não ter que fechar de vez as portas.

E nesses momentos complicados, a tecnologia foi o que ajudou muita gente a se manter de pé. Empresas dos mais variados segmentos já apostam em meios de trabalho realizados totalmente online, sem a necessidade de deslocamento. Outras, recorreram à tecnologia para garantir o contato com o cliente e a venda de imóveis.

No ramo das construtoras e incorporadoras, essa realidade não foi diferente. Muitas aproveitaram essa nova onda para crescer com esta tendência e oferecem atendimentos de ponta aos clientes utilizando plataformas tecnológicas, exemplo disso são os Apps que contam com inteligência artificial, como a ZAP Móveis e a Quinto Andar.

O consumidor hoje tem um tempo menor para se deslocar e avaliar detalhadamente os imóveis, portanto, essa mudança de comportamento impacta diretamente as construtoras, que precisam se adequar a essas novas preferências.

Já é possível visualizar um imóvel que é capaz de atender às suas necessidades, com conforto e segurança, apenas com alguns toques no celular.

As mudanças de comportamento tanto do consumidor, quanto da economia, impactam as novas tendências imobiliárias. A tecnologia nesse momento serve como uma grande aliada”, afirma a especialista no setor imobiliário Arlene Gomes.
Em 2021, muitas tendências do mercado imobiliário que começaram no início da pandemia, ainda se mostram presentes e bastante procuradas. Saiba as 3 principais:

• Espaços em casa para home office: Em 2020, essa tendência já entrou em alta logo no segundo trimestre do ano, mas promete continuar em 2021, visto que muitas empresas declararam que este ano o trabalho será totalmente remoto.
Apartamentos que não contavam com espaços para trabalho tiveram que se adaptar para essa função, e muitos quartos de hóspedes se transformaram em escritórios.

A tendência para se adaptar a essa nova realidade é o apartamento studio, em que os mesmos móveis se “transformam” em outros para diferentes funções, como uma mesa de jantar que pode virar mesa de escritório, por exemplo. Essa versatilidade de usos é algo que pode ser incorporado em nossas vidas, e o melhor, ainda ajuda no bolso.

• Coworking: A Implantação dos coworking nas áreas comuns dos edifícios, é a disponibilização de um espaço dentro do condomínio para que os moradores possam realizar o seu home office ali mesmo, sem a necessidade de ir até escritórios.
Esses espaços dentro de condomínios incentivam a compartilhar as áreas comuns do local, aliando qualidade de vida e trabalho. Esses escritórios possuem tudo o que você precisa para um dia tranquilo de trabalho, pouco ou nenhum barulho e o melhor, zero trânsito.

• Vendas online: Com o mundo cada vez mais digital, praticamente todas as negociações, seja qual for o setor, podem ser realizadas totalmente online. A busca por um imóvel sem sair de casa também já é realidade. Se ajustar ao atual cenário é fundamental, pois o uso da tecnologia só tende a crescer.

O investimento na era digital para a realização de vendas se expandiu, e portanto, o preparo das equipes e a qualificação dos sistemas tiveram que ser repensados e aprimorados com o objetivo de prestar o melhor atendimento. A inteligência artificial é tendência no mercado imobiliário, através dela é possível buscar imóveis e conhecê-los primeiro por meio de vídeos e fotos.

Existe ainda o decorado virtual, uma experiência que proporciona um passeio em 360º em todos os ambientes que compõem e a tipologia ofertada.

Fonte: Arlene Gomes, especialista em mentoria e consultoria imobiliária de aumento de produtividade.