Termo ainda não muito conhecido no Brasil, mas que promete virar uma forte tendência, o “SuperApp” denomina os aplicativos para smartphones que oferecem múltiplos serviços na mesma interface, gerando economia de tempo e uma experiência de usuário otimizada.
Eles ganham cada vez mais espaço no país e prometem revolucionar a tecnologia nacional, apesar de já serem velhos conhecidos de países como China, Indonésia e Coréia do Sul. Uma pesquisa sobre comportamento de consumidores e marcas feita pela Ilumeo, consultoria de inteligência focada em dados e tecnologia, mostrou que 41% dos entrevistados nunca ouviram falar neste termo.
“O grande objetivo dos SuperApps é centralizar todas as atividades dos usuários, fazendo com que as pessoas consigam resolver tudo em apenas um aplicativo, evitando, assim, que seja necessário o download de diversos programas para as tarefas rotineiras”, explica Lorain Pazzetto, Head de Estratégia Digital de Finance da FCamara.
Empresas como Magalu e iFood, por exemplo, já usam os SuperApps para atrair seus clientes. “Na Magalu, o usuário, além de fazer compras, pode realizar transações financeiras pela própria ferramenta. No iFood, além de pedir comida, as pessoas já podem fazer pedidos para farmácias e mercados, e o app permite salvar cartões de crédito, débito e outras formas de pagamento em uma espécie de carteira virtual, reduzindo a fricção para o que chamamos one click buy”, pontua Lorain.
O executivo listou as três principais vantagens dos SuperApps, tanto para consumidores quanto para empreendedores. Confira:
- – Economia de tempo – O ideal é que os SuperApps disponibilizem os mais diversos serviços para seus usuários, como chats, pagamentos, mobilidade, funções de delivery e compras. Com isso, o consumidor reduz a quantidade de aplicativos no seu smartphone e otimiza seu tempo, além de obter uma experiência mais satisfatória e uma relação mais consolidada com a marca.
- – Oportunidade para os negócios – A pesquisa NextWave Consumer Survey 2021, realizada pela consultoria EY, aponta que 82% das pessoas entendem a importância de uma experiência integrada, fluida e isenta de dificuldades. Com isso, marcas e empresas são tão beneficiadas quanto os consumidores.
Ao reduzir as etapas para um usuário encontrar um produto dentro de um e-commerce, por exemplo, a expectativa é que ele compre mais vezes se houver satisfação no processo, o que gera retorno e, consequentemente, maior lucratividade.
Já se percebe um grande movimento de empresas de tecnologia tendo maior interesse para desenvolver esse tipo de plataforma, até para não ficarem para trás diante da concorrência e se manterem no mercado competitivo do ecossistema.
Além disso, podemos mencionar as vantagens para os varejistas parceiros dos SuperApps, que podem redirecionar as energias para criar estratégias de vendas, como cashback, promoções e descontos, já que podem utilizar a infraestrutura do super aplicativo para vender suas mercadorias.
- – Open Finance e transações financeiras – A oferta de diferentes formas de pagamento e a possibilidade de realizar transações financeiras diversas, com segurança e assertividade, são o grande diferencial dos SuperApps. Além disso, eles são capazes de potencializar as vantagens do Open Finance.
As finanças são as premissas mais cruciais, pois é o que, de fato, vai facilitar a vida dos usuários no final das contas. Ninguém vai precisar ficar trocando de aplicativos a cada etapa de compra, ou do que quer que se esteja fazendo, tudo passa a ser embedado na experiência do cliente, oferecendo serviços baseados em contexto. – Fonte e mais informações: (https://fcamara.com).