O mercado de logística segue em crescente expansão. A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) estima que o setor privado invista R$ 124,3 bilhões em transporte e logística entre 2022 e 2026. Além disso, a logística é essencial em diversos setores – do comércio ao agronegócio – e segue em constante crescimento no País. Prova disso foi sua representação de 13,3% do PIB do Brasil em 2022, ano em que o setor faturou cerca de R$13,8 bilhões.
Nesse contexto, as transportadoras digitais possuem um papel fundamental para ajudar com o desenvolvimento da logística do país, oferecendo serviços mais dinâmicos e eficazes para as empresas do ramo. A Motz, que movimentou mais de 15 milhões de toneladas de carga no último ano, é um dos exemplos de startup que atua no setor para contribuir com o seu crescimento e modernizar o segmento.
“Estamos vendo um potencial de crescimento de novos clientes e volume de cargas no Brasil, além de desenvolvimento tecnológico e, por isso, estamos com nosso foco expansional na região”, afirma André Pimenta, CEO da Motz. Criada em 2020 pela Votorantim Cimentos, a startup realiza o transporte de variados tipos de cargas, como materiais de construção, matérias primas, minérios, milho, soja, farelos, feijão, fertilizantes, calcário, entre outros, para diversos setores.
Com gestão independente e autonomia administrativa, a transportadora digital centraliza a gestão do relacionamento com os caminhoneiros e caminhoneiras por meio de seus processos digitais, facilitando desde a seleção dos profissionais, até a administração dos contratos, com mais segurança e solidez, tanto para os embarcadores quanto para os profissionais autônomos. Na prática, o motorista busca a carga que mais faz sentido, de forma rápida e rotativa, com 100% de transparência com relação aos valores do frete.
Desta forma, a Motz é responsável pelo transporte das cargas do começo ao fim, monitorando e acompanhando todo o processo. “Viemos para ser um aliado das empresas e, com o tempo, estamos construindo autoridade nesse setor. Hoje já estamos entre as maiores transportadoras do Brasil”, complementa Pimenta. Presente em mais de 100 pontos de expedição, a empresa atua construindo um ecossistema voltado para a valorização do motorista autônomo, com programas e parcerias voltados para estes profissionais, desde benefícios no meio da saúde, até descontos na compra de pneus e uso de serviços rodoviários.
Prova de seu modelo de negócio sólido e inovador é que a empresa cresceu 41% no volume transportado em 2022, quando comparado com o ano anterior, totalizando mais de 15,1 milhões de toneladas. A startup também apresentou um aumento de 63% na base de motoristas cadastrados, totalizando mais de 27,5 mil motoristas, e acumulou mais de 660 mil viagens no ano, 32% a mais do que o realizado em 2021. Fatores como o foco na expansão do time comercial e a conquista de novos clientes foram responsáveis por estimular uma expansão acelerada. Fonte: (https://motz.com.br).