161 views 6 mins

Sonho Empreendedor: Como montar um escritório de consultoria

em Destaques
terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Em momentos de crise, como o que vivenciamos agora, muitas empresas buscam serviços de escritórios de consultoria para salvar os negócios da falência, criar estratégias para a manter a competitividade ou mesmo alavancar a atividade com novas formas de gestão. Tal cenário tem contribuído para o crescimento do número de escritórios de consultoria no Brasil.

Dados da pesquisa sobre esse segmento no país, realizado pelo Laboratório da Consultoria (2019), apontou que as micro e pequenas empresas dominam o mercado brasileiro com 84% de todos os negócios na área. Estima-se ainda que o Brasil alcançou, em 2020, o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, com aproximadamente um quarto da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou com um negócio de até 3,5 anos de atividades.

O fato é que a vocação do brasileiro ter seu próprio negócio cria um campo fértil para a atuação de consultorias em diversas áreas, entre elas, gestão, assessoria financeira, tecnologia e inovação. De antemão, saiba que o empreendedor da área deverá ter algumas características e comportamentos essenciais para obter sucesso no novo negócio, como por exemplo, ser uma pessoa organizada e comprometida, focada no resultado do trabalho o tempo todo.

Além disso, de ter amplo conhecimento sobre os serviços que se dispõe a realizar, saber lidar com imprevistos e ter uma visão sistêmica ao propor melhorias. Confira a seguir 5 dicas para realizar o sonho de ter seu escritório de consultoria.

  1. Tenha conhecimentos específicos e uma visão empresarial – A consultoria nada mais é do que um serviço oferecido por um profissional ou empresa de uma área específica para outro profissional ou empresa. Para ser um consultor, o profissional precisa ter conhecimento e habilidades na área em que vai atuar.

Por isso, é essencial que você tenha um conhecimento aprofundado sobre a área de atuação de seu cliente, pois esse será o alicerce de suas ideias e sugestões. Mesmo que a opção seja uma pequena consultoria, é fundamental ter uma capacidade analítica e uma postura ética, pois seus aconselhamentos irão influenciar diretamente a tomada de decisão do seu cliente.

  1. Antes de escolher a localização do seu escritório, avalie suas necessidades para evitar gastos desnecessários – Como todo negócio, a escolha de uma boa localização ajuda a alcançar melhores oportunidades de negócios. Mesmo que decida começar o negócio em casa para reduzir os custos ou atenda de formato virtual, pois grande parte do atendimento pode ser feito in-company, é preciso avaliar as necessidades para evitar erros e gastos desnecessários.

Um modelo que vem ganhando espaço entre as consultorias é o coworking, que são espaços compartilhados de trabalho nos quais é possível alugar salas ou escritórios virtuais temporariamente.

  1. Organize os processos produtivos em etapas para facilitar o atendimento dos clientes – O processo produtivo de um escritório de consultoria é basicamente intelectual e requer organização por parte do consultor, obedecendo algumas etapas, como prospecção de negócios, elaboração de briefing, planejamento de estratégias e execução.

Depois da etapa de planejamento inicial, é preciso iniciar as atividades práticas que podem ser resumidas na realização de um diagnóstico, seguido por um plano de ação; implementação/monitoramento e finalmente de uma auditoria dos processos.

  1. Procure agregar valor à consultoria – Ao agregar valor ao seu negócio, você aumenta as chances de o cliente escolher seus produtos e serviços em detrimento da concorrência. Mesmo que os projetos de consultoria sejam customizados para atender cada cliente, é possível diversificar as áreas de atuação para conseguir maior abrangência no mercado. Para isso, fique atento aos pontos considerados nebulosos dentro de segmentos específicos com vistas a buscar uma diferenciação e formação de expertise no assunto.

Além disso, não tenha medo de inovar nos processos, mostrando ao seu cliente que sua empresa consegue enxergar de forma dinâmica e flexível. Não se esqueça que o empreendedor que decide atuar na área de consultoria deve estar sintonizado com a evolução do setor, pois esse é um negócio que requer inovação e adaptação constantes em face de novas tendências.

  1. Invista em automação desde o começo – O empreendedor que deseja atuar com consultoria empresarial deve analisar qual é a melhor opção de tecnologia e automação do seu negócio como um todo. Os modelos virtuais ganham mais espaço a cada dia e as soluções oferecidas pelos consultores precisam evoluir para se tornarem mais atraentes e acessíveis aos clientes.

O mercado apresenta diversos sistemas de gestão, desde os gratuitos até os mais complexos, que controlam quase todos os processos (AI/Sebrae).