Alessandro Dall Orto (*)
A digitalização transformou radicalmente o setor de serviços financeiros. As novas tecnologias permitiram que bancos, seguradoras e outras empresas de serviços financeiros reformulassem suas operações e identificassem diferentes formas de atender seus clientes.
Instituições tradicionais do mercado financeiro se viram obrigadas a evoluir seus serviços para serem mais responsivas às necessidades do consumidor.
Além disso, uma nova safra de startups inovadoras que oferecem serviços digitais ganhou espaço no mercado. Assim, não há dúvidas de que, atualmente, a inovação é um conceito que se faz cada vez mais necessário no mercado financeiro. Nas últimas décadas, novos produtos inovadores surgiram na área de finanças.
Entre eles, os sistemas inteligentes de cobrança aparecem com destaque, uma vez que se tornaram ativos importantes para a preservação da saúde financeira das empresas.
Esses sistemas funcionam para, com o apoio da tecnologia, integrarem todos os processos relacionados aos pagamentos que a empresa tem a receber. Dessa forma, as organizações se beneficiam de uma visão holística da gestão de recebíveis, fazendo com que o processo de cobranças seja mais organizado e eficiente.
. Um controle financeiro inteligente – Em qualquer empresa, independentemente do ramo de atividade ou do porte da companhia, o departamento financeiro desempenha um papel crucial para o sucesso dos negócios. O controle financeiro permite que a empresa avalie de forma continuamente objetiva e sistemática, as variações que são geradas nas linhas estratégicas e operacionais do negócio.
De forma geral, um bom controle financeiro auxilia no planejamento estratégico do departamento, permitindo a realização de projeções e influenciando diretamente no processo de tomada de decisão. Os sistemas inteligentes de cobrança proporcionam uma melhoria significativa no que diz respeito à acessibilidade dos dados financeiros da empresa, sobretudo em relação às contas a receber. Com isso, a identificação das pendências dos clientes é facilitada, colaborando com a gestão financeira do negócio.
Certamente, esse é um fator determinante para a manutenção da saúde financeira da empresa, tendo em vista que o fluxo de caixa é um dos mais importantes controles em um negócio. Para que uma empresa se desenvolva de maneira segura e sustentável, é preciso ter um controle financeiro minucioso, e isso passa diretamente pela gestão de recebíveis.
. A centralização dos dados; uma visão holística do negócio – Uma abordagem de negócios holística é um conceito relativamente novo que está sendo cada vez mais adotado pelo mundo dos negócios. Conduzir uma governança que utiliza técnicas holísticas significa que toda a organização é considerada em seus processos e políticas, ao invés de focar apenas em seus componentes específicos.
Com a integração e centralização de informações referentes à gestão financeira, os sistemas de cobrança inteligentes favorecem uma visão holística do negócio, conferindo mais assertividade à gestão. Centralizar os dados sobre clientes e pagamentos facilita a consulta às pendências existentes, de forma a reduzir os erros de cobrança.
Otimizando o funcionamento do setor, a gestão de recebíveis se torna uma tarefa menos complicada e mais conveniente, tanto para a empresa, bem como para o cliente. Logo, a recuperação de recebíveis é mais efetiva, e a comunicação financeira, de maneira geral, se torna um processo mais fácil, ágil e seguro.
As empresas de serviços financeiros devem aproveitar as oportunidades oferecidas pela inovação e integrar ainda mais tecnologias disruptivas, como inteligência artificial (IA), análise avançada de dados, armazenamento em nuvem e blockchain, para habilitar novos serviços e recursos.
Considerando as amplas mudanças estruturais provocadas pela chegada de novos recursos tecnológicos, agora é o momento ideal para lideranças da área investirem em tecnologia. O futuro do setor, sem dúvidas, exige maior inovação e integração tecnológica.
(*) – Com experiência no universo de ERPs , além de projetos de Business Intelligence, Sistemas Web, Apps, CRM e outras ferramentas integradas, é CEO da Dupay
(https://dupay.com.br/).