Com a pandemia, muitas empresas tiveram que reestruturar suas estratégias, incluindo a presença no digital. Seja por meio de campanhas, ações, mas principalmente com as lives. Tanto para o mundo do entretenimento, corporativo, terceiro setor, mas como os negócios menores, muitos se adaptaram e fizeram o que podiam com o que tinham em mãos.
Passados dois anos de isolamento social, muitos aprendizados foram tirados deste período de digitalização em massa. Pensando nisso, a Netshowme, empresa de tecnologia referência em soluções de gerenciamento, distribuição e monetização de vídeos e conteúdos digitais, preparou algumas dicas para ensinar a como fazer uma live profissional. Confira:
- Planejamento – Independente do segmento ou tema que irá transmitir, trace um plano que contemple o projeto do início ao fim, considerando: iluminação, tempo de duração, quantidade de câmeras desejadas, espaço, estrutura, necessidade de equipe, tomadas, carregadores de equipamentos, entre outros;
- Roteiro – Defina a sequência dos fatos – terão slides ou vídeos? Por mais que tenha tudo em mente, é sempre bom deixar um rascunho, com texto planejado ou mesmo em tópicos, para não correr o risco de possíveis esquecimentos;
- Equipamentos – Dependendo do seu projeto, dá para utilizar uma ou mais câmeras. É preciso avaliar se há palcos simultâneos (no caso de grandes eventos), se você quer ângulos diferentes durante a transmissão ou se uma câmera só dá conta do recado. Para transmissões ao vivo, as camcorders são a melhor escolha.
São as câmeras profissionais, utilizadas em TV, que oferecem uma qualidade maior de imagem do que as câmeras comuns.
Quanto aos microfones, dá para usar diversos tipos: de lapela, direcional, de mão, de chão… A escolha depende apenas do que se encaixa melhor no seu evento — e na sua verba. As placas de captura de áudio e vídeo são os equipamentos que irão captar os sinais da câmera e do microfone e convertê-los em formatos digitais.
Já o encoder, ou codificador, é um software (externo ou web) que conecta esses sinais ao servidor da plataforma para realizar a transmissão. Por meio do encoder você pode também controlar o que está sendo exibido na tela;
- Internet – Se possível, tenha um link de internet dedicado para a transmissão ao vivo, para mantê-la estável e sem riscos de sair do ar. Há diversas empresas e profissionais que fornecem esse serviço, como o próprio Netshowme. Se você não quer ter dor de cabeça com reclamações de espectadores dizendo que não conseguem assistir à transmissão, vale muito a pena fazer esse investimento;
- Plataforma ou Rede Social – Além de analisar os recursos oferecidos, o Facebook e YouTube são opções gratuitas e bastante utilizadas. Especialmente porque já estão inseridas em sua página ou canal e são exibidas diretamente ao seu público. Entretanto, elas têm poucos recursos, se comparadas a plataformas profissionais, e se limitam ao layout oferecido pelas redes.
Já as plataformas especializadas em transmissão ao vivo, como a Netshowme Live, oferecem uma série de recursos que podem contribuir com a sua live. Monetização de conteúdo, restrições de acesso, ferramentas de gamificação e captura de leads são alguns dos diferenciais. Isso sem contar com a possibilidade de criar um layout personalizado, com a inclusão de banners e links;
- Teste – Antes da live, faça testes com os equipamentos, com a internet, com a plataforma ou rede social, até mesmo com a roupa prevista para o dia da live, tudo isso pode interferir na apresentação. Com o tempo de ensaio, roteiro e tudo em mãos, caso tenha algum problema, há tempo para corrigir;
- Se possível, contrate uma equipe especializada em live streaming – Com Diretor de corte, Técnico de áudio, Operador de Câmera, Técnico de Streaming e toda equipe responsável para te dar o apoio e garantir uma live profissional. – Fonte e outras informações, acesse: (https://netshow.me/).