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Resposta a queixas sobre serviços públicos

em Destaques
terça-feira, 02 de agosto de 2016

Os cidadãos que se sentirem insatisfeitos com algum tipo de prestação de serviço público em âmbito federal, poderão  contar com um novo tipo de atendimento que promete resposta mais rápida e mais eficaz na solução dos problemas.

Para isso, foi feita uma parceria entre o Instituto Reclame Aqui e o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. Pelo acordo, as queixas feitas no endereço (http://cidadao.reclameaqui.com.br) serão automaticamente encaminhadas à Ouvidoria-Geral da União.
Inicialmente, a interação será feita apenas com 95 instituições do governo federal, entre universidades, autarquias e órgãos da administração direta e indireta, mas a meta é inserir as 306 ouvidorias federais ao sistema das plataformas do Reclame Aqui e do E-ouv (a ouvidoria do cidadão, em funcionamento desde 2014), com a previsão de que a resposta saia em, no máximo 20 dias.
“Transparência é prestação de contas e não deve ser formal [apenas], um papel perante o Tribunal de Contas. É preciso ter a aprovação da sociedade civil. É preciso que a sociedade civil saiba e controle a qualidade dos serviços que lhe são prestados”, disse o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Torquato Jardim, logo após a assinatura do acordo.
Questionado sobre eventuais punições na ausência de respostas ou na falha do atendimento, o ministro reagiu dizendo que “é preciso ter uma nova cultura de prestação de contas, em que o servidor público seja menos arrogante e mais disposto a ser cobrado, como é no ambiente da empresa privada” (ABr).