Saber usar as redes sociais é determinante para o sucesso de um negócio, mas é comum a dúvida sobre qual plataforma é a melhor para investir tempo, dinheiro e o conteúdo do seu negócio para ter retorno. A resposta é simples: todas. “Não existe plataforma boa ou ruim, todas têm sua audiência”, afirma o consultor de negócios e marketing digital David Johny.
O guru de muitos empreendedores explica que o segredo é entender o que cada uma pode oferecer. “Precisa ser a que tem mais afinidade com o que você produz e com o seu público, tudo depende do que você faz e para quem. Sabendo usar, você terá crescimento orgânico e criará audiência, seguidores fiéis e, a partir disso, desenvolverá o negócio”, detalha, ao elencar as peculiaridades de cada uma para ajudar quem ainda não está familiarizado com as plataformas digitais:
. Google Ads: não precisa produzir fotos, basta um conteúdo de texto, como um blog, e fazer uma propaganda para levar seu conteúdo para quem procura determinado assunto, é uma forma de fazer captação de clientes na vertente orgânica ou paga.
. Youtube: os usuários desta rede buscam conteúdo mais denso e explicativo em formato de vídeo, são pessoas que estão buscando algum conhecimento ou informação, o usuário que procura. O youtube ainda permite que todos os usuário tenham monetização com seus vídeos.
“Para ser um produtor de conteúdo é muito simples, não tem que ser um expert e basta ter um celular para gravar. Se você tiver vocação para divulgar, falar e produzir conteúdo, você consegue se estabelecer dentro da plataforma”, aconselha o consultor, que ainda ressalta ser uma ótima plataforma para quem gosta ensinar. Se tiver muitas visualizações, seu vídeo poderá viralizar e o produtor poderá virar um pop star digital.
. Instagram: David define como uma ferramenta lifestyle. “Ideal para posicionamento de entretenimento, pois quem está no instagram busca se entreter, ver a vida das pessoas, sentir uma proximidade de quem segue, acompanhar a rotina de quem admira, se conectar com quem tem os mesmo princípios e valores”, destaca Johny. Não adianta produzir muitos conteúdos escritos ou vídeos profundos nesta plataforma, dificilmente irá viralizar e o próprio algoritmo não ajuda.
O importante nela para se destacar é postar fotos bem produzidas, de alta qualidade e em horários estratégicos para que as pessoas interajam, pois quanto mais curtidas e interações a publicação tiver, mais a ferramenta entenderá que é algo relevante e, portanto, mais destaque ganhará. “Para quem gosta de fotos e falar de sua rotina e particularidades é uma excelente ferramenta, este é o posicionamento da ferramenta, blogueiros e influencers se destacam ali”.
. Facebook: Esta rede tem tido uma mudança de perfil nos últimos anos e vem se consolidando como um espaço para adultos e idosos. David destaca que é uma rede que permite muita interação, conversas, debates e comentários, além de postar fotos e vídeos. “São usuários mais velhos que os do Instagram, no Facebook tem mais discussões e conflitos, se você é uma pessoa que tem estas afinidades, esta ferramenta é a mais aconselhada”, afirma.
Para tráfego e publicidade ele acredita ser a melhor para atrair novos clientes, “é a mais usada para anúncios no âmbito digital, excelente para fazer tráfego pago, pois é possível especificar o público, definindo os gostos, idades, tudo isso o Facebook Ads permite especificar e ter clientes qualitativos, ir direto a quem você quer atingir”, destaca.
. Linkedin: é um ambiente 100% profissional, nada de fotos de gatinhos fofos ou imagens suas tomando caipirinha à beira da praia. “O âmbito corporativo usa o Linkedin, é excelente para Networking, pois é onde estão os diretores, CEOs, presidentes e várias pessoas de altos cargos”, explica. Neste espaço ganham destaque conteúdos mais qualitativos e pensados, assuntos relacionados ao empreendedorismo e ao mundo corporativo.
É a plataforma onde você poderá uma linguagem mais técnica e aprofundada, já que estará falando com seus pares. Ainda é excelente para recrutamento, para quem busca novas oportunidades de trabalho e para quem quer contratar profissionais qualificados, “é onde estão os olheiros, os profissionais de RH”, afirma o consultor.
. Twitter: É uma rede social totalmente baseada em debates e opiniões. David Johny acredita que ela funciona bem para quem já tem audiência consolidada. “Ele é eficiente com pessoas que já tem um público, os usuários interagem com os outros por meio de pensamentos, opiniões, discussões. Nela, o segredo é publicar opiniões curtas que possam gerar muita discussão”.
. Tik Tok: ainda é desconhecida por muitos, mas já é alvo de polêmicas e sucesso entre jovens e adolescentes. É a mais recente e vem ganhando espaço fazendo parceria com grandes emissoras de televisão para ampliar o público e captar a audiência da TV.
“Nos Estados Unidos é mais usada por adolescentes e jovens, assim como aqui, mas ainda é uma ferramenta muito nova, não se sabe se irá monetizar ou não”. Ela é totalmente de entretenimento por meio de vídeos, que devem ser curtos, divertidos e direcionado ao público mais jovem, principalmente abaixo ou na casa dos 20 anos.
Fonte: MF Press Global.